quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Símbolos e Convenções

Na elaboração de projetos de instalações elétricas, empregam-se símbolos gráficos para a representação dos "pontos" e demais elementos que constituem os circuitos elétricos. São apresentados a seguir os símbolos mais usuais, com a representação consagrada pela maioria dos projetistas de instalações elétricas prediais. O leitor encontrará na ABNT normas relacionadas com a sombologia em instalações elétricas, entre as quais:

NBR 5446 - Símbolos gráficos de relacionamento usados na confecção de esquemas.
NBR 5444 - Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais 
NBR 5453 - Sinais e símbolos literais para eletricidade.


ESQUEMAS FUNDAMENTAIS DE LIGAÇÕES

  
1 - Ponto de luz e interruptor simples, isto é, de uma seção. 



2 - Ponto de luz, interruptor de uma seção e tomada. À tomada vão os fios F e N, mas ao interruptor, apenas o fio F.

Ponto de luz, interruptor de uma seção e tomada de 300 VA a 30 cm do piso 

3 - Ponto de luz no teto, arandelas e interruptor de duas seções. Às vezes é usado em banheiros, ficando a arandela sobre o espelho, acima do lavatório.


4 - Dois pontos de luz comandados por um interruptor simples. Usa-se quando, por exemplo, a sala tem comprimento grande.



5 - Dois pontos de luz comandados por um interruptor de duas seções. É solução preferível â do item 4.



6 - Dois pontos de luz  comandados por um interruptor de duas seções e tomada de 300 VA. É caso comum, pois aproveita-se a descida do condutor até o interruptor para prolongá-lo à tomada.



7 - Ligação de uma lâmpada com interruptor de uma seção com alimentação pelo interruptor. Essa alimentação pode vir por eletroduto na parede ou passando pelo piso.


8 - Ligação de duas lâmpadas e interruptor de duas seções (alimentação pelo interruptor).



9 - Ligação de duas lâmpadas por dois interruptores de uma seção, em pontos distintos, com alimentação por um interruptor.



10 - Ligação de uma lâmpada com interruptores three-way. Dois interruptores three-way (ou paralelos) permitem que tanto outro possa acender ou apagar um ou mais pontos de luz. É usado em lances de escada, em corredores e salas com acesso por duas portas.



11 - Ligação de uma lâmpada com interruptores three-way cujas caixas estão interligadas.



12 - Ligação de uma lâmpada com interruptores three-way (alimentação pela caixa de interruptor).




13 - Ligação de uma lâmpada  com dois three-way e um four-way. Os interruptores three-way permitem que se possa comandar uma lâmpada por pontos diferentes. Necessitam que no circuito haja dois three-way. O interruptor tem dois fios de entrada e dois de saída. Ao se acionar o four-way, podemos colocá-lo na posição A ou na posição B, de modo que, qualquer que seja a posição do outro (ou dos outros four-way), passe sempre corrente quando se desejar, para acender a lâmpada, ou deixe de passar corrente quando se pretender apagar a lâmpada.


   
14 - Ligação de uma lâmpada com dois three-way e um four-way estando as caixas dos three-way interligadas por eletroduto.



Nenhum comentário: