sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Carregador de Bateria - Descrição de Funcionamento



É um carregador de bateria que capta a energia solar para recarregar baterias de 12 volts usando um inversor. Ele oferece facilidade de paragem automática para parar de carregar quando a bateria atinge a carga completa. O carregador utiliza uma tensão de entrada de 24 volts do painel solar.

O circuito utiliza um chip LM317 regulador de tensão para ajustar a tensão de saída constante de 16 volts. A resistência variável VR controla a tensão de saída. Quando o painel solar gera corrente, D1 é polarizado e o regulador IC recebe corrente de entrada. A sua tensão de saída depende da definição de VR e a corrente de saída é controlado por R1. Esta corrente passa através D2 e ​​R3. Quando a tensão de saída exceder (tal como estabelecido por VR) de 16 volts, o diodo zener ZD2 conduz e fornecer carga estável 15 volts. A corrente de carga depende R1 e R3. A corrente de carga pode atingir valores até 300 miliamperes. O LED verde indica o estado de carregamento.

Quando a bateria atingir a tensão de carga completa sobre o díodo zener, ZD1 conduz a T1 e (transistor de potência Darlington) está polarizada com tendência para a condução. T1, deriva a saída de corrente através do regulador IC T1 e o processo de carregamento pára. Quando a tensão da bateria cair abaixo de 12 volts, ZD1 desliga e começa novamente o carregamento da bateria.

Ligar o circuito para o painel solar e medir a tensão de entrada. Certifique-se de que você está acima de 18 volts. Ligue o circuito para a bateria com a polaridade correta e ajuste VR até a aparência de LED. Isto indica que conduz ZD2 e a presença da tensão na saída. Utilizar dissipadores de calor para o IC LM317 e o transistor TIP122.

Nota: O mesmo circuito pode ser modificado para carregar diferentes tipos de baterias. A única modificação necessária é a mudança de ZD1 e ZD2. Selecionar o valor ZD2 para a tensão de saída requerido e ZD1 até a carga de tensão de cisalhamento. Por exemplo, bateria de 6 volts, ZD1 deve ser 6,1 volts e ZD 2 de 6,8 volts. Para baterias de telefone celular (tipicamente 4 volts), ZD1 deve ser 4,7 volts e ZD 5,1 volts. Os outros componentes permanecem os mesmos.


Fonte: Circuito desenhado por D. Mohankumar e publicado em ElectroSchematics.com

Nenhum comentário: