Não funciona! Aonde está o erro?
Bom dia pessoal.
Continuando nosso post de segunda-feira, onde eu deixei um diagrama elétrico, propondo uma correção no mesmo, apenas um rapaz se mostrou interessado e discutimos bastante sobre o tema. Através da página do Mega Controle onde eu postei o diagrama, apenas ele se mostrou interessado e participativo. Algumas concordâncias, outras nem tanto, não importa, valeu pela sua participação e insistência em descobrir o problema.
Abaixo coloco o desenho elétrico corrigido, e a foto da montagem feita por mim, onde o mesmo está montado e funcionando plenamente em nosso Laboratório.
Antes darei algumas explicações sobre os circuitos: o de Força e o de Comando.
Diagrama de Força:
Temos aí um Circuito Estrela Triangulo com Reversão.
Usamos quatro contatores: k1, k2, k3 e k4.
É sempre válido afirmarmos que na partida estrela triangulo, o motor primeiramente parte ligado em estrela (contatores k1 e k4) e após um tempo determinado por um temporizador, ele passa a funcionar em triangulo, sua tensão nominal expressa na placa do motor. Quando o temporizador transfere para triangulo, o contator k4 sai fora do circuito e entra o contator k2, sendo que o contator k1 continua no circuito. Toda essa explanação é válida para o sentido horário de rotação do motor.
No sentido anti horário, a ideia é a mesma apenas eu preciso trocar duas fases da alimentação do motor para que ele inverta a rotação. Quem tem essa função é o K3, o resto do sistema é o mesmo que o anterior. Entram os contatores k3 e k4 (estrela) após um tempo, sai k4 e entra novamente k2, permanecendo k3.
O contator k1 fecha as bobinas do motor do seguinte modo:
R = 1 e 6
S = 2 e 4
T = 3 e 5
O contator k3 fecha as bobinas do motor do seguinte modo:
R = 3 e 5
S = 2 e 4
T = 1 e 6
Como podemos verificar acima, as fases das ligações das bobinas do motor foram invertidas, R por T, mantendo S.
Analisaremos agora o Diagrama de Comando, que se segue:
Esse é o circuito definitivo, já corrigido.
Funções das botoeiras:
Bo (NF) - tem a função de desligar o motor.
B1 (NA) - liga o motor em uma rotação (horário)
B2 (NA) - liga o motor na outra rotação (anti horário)
Outros dispositivos:
FT7 (relé térmico) - tem a função de proteger o motor contra sobrecargas
d1 (temporizador) - tem a função de transferir a ligação estrela para triangulo após um certo tempo, no nosso caso, aproximadamente 5 s.
Outras funções:
k1 (13-14) e k3 (13-14) são selos para as respectivas botoeiras.Como as botoeiras são pulsadores, preciso dos respectivos contatos para manter os contatores ativos ou ligados.
K3 (31-32) e k1 (41-42) são intertravamentos dos contatores de variação de rotação. B1 cancela o acionamento de B2 e vice versa. Jamais poderá ocorrer um acidente, ou seja, as fases entrarem em curto, desligando o disjuntor ou queimando o fusível.
Fechamento dos Motores
Para finalizar gostaria de agradecer ao Renan Gondim Saldanha pela participação ativa nesse nosso desafio. (www.facebook.com/renan.gondimsaldanha). Valeu Renan.
Um abraço a todos, em breve estaremos de volta...
Comentários
Os contatores K2 e K4 foram trocados. Gostei da sua participação, valeu mesmo. Um abraço.