quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Não funciona! Aonde está o erro?

Bom dia pessoal.

Continuando nosso post de segunda-feira, onde eu deixei um diagrama elétrico, propondo uma correção no mesmo, apenas um rapaz se mostrou interessado e discutimos bastante sobre o tema. Através da página do Mega Controle onde eu postei o diagrama, apenas ele se mostrou interessado e participativo. Algumas concordâncias, outras nem tanto, não importa, valeu pela sua participação e insistência em descobrir o problema.

Abaixo coloco o desenho elétrico corrigido, e a foto da montagem feita por mim, onde o mesmo está montado e funcionando plenamente em nosso Laboratório.

Antes darei algumas explicações sobre os circuitos: o de Força e o de Comando. 

Diagrama de Força:



Temos aí um Circuito Estrela Triangulo com Reversão.

Usamos quatro contatores: k1, k2, k3 e k4.

É sempre válido afirmarmos que na partida estrela triangulo, o motor primeiramente parte ligado em estrela (contatores k1 e k4) e após um tempo determinado por um temporizador, ele passa a funcionar em triangulo, sua tensão nominal expressa na placa do motor. Quando o temporizador transfere para triangulo, o contator k4 sai fora do circuito e entra o contator k2, sendo que o contator k1 continua no circuito. Toda essa explanação é válida para o sentido horário de rotação do motor.    

No sentido anti horário, a ideia é a mesma apenas eu preciso trocar duas fases da alimentação do motor para que ele inverta a rotação. Quem tem essa função é o K3, o resto do sistema é o mesmo que o anterior. Entram os contatores k3 e k4 (estrela) após um tempo, sai k4 e entra novamente k2, permanecendo k3.

O contator k1 fecha as bobinas do motor do seguinte modo:
R = 1 e 6
S = 2 e 4
T = 3 e 5

O contator k3 fecha as bobinas do motor do seguinte modo:
R = 3 e 5
S = 2 e 4
T = 1 e 6

Como podemos verificar acima, as fases das ligações das bobinas do motor foram invertidas, R por T, mantendo S.

Analisaremos agora o Diagrama de Comando, que se segue:


Esse é o circuito definitivo, já corrigido.

Funções das botoeiras:
Bo (NF) - tem a função de desligar o motor.
B1 (NA) - liga o motor em uma rotação (horário)
B2 (NA) - liga o motor na outra rotação (anti horário)

Outros dispositivos:
FT7 (relé térmico) - tem a função de proteger o motor contra sobrecargas  
d1 (temporizador) - tem a função de transferir a ligação estrela para triangulo após um certo tempo, no nosso caso, aproximadamente 5 s.

Outras funções:
k1 (13-14) e k3 (13-14) são selos para as respectivas botoeiras.Como as botoeiras são pulsadores, preciso dos respectivos contatos para manter os contatores ativos ou ligados.
K3 (31-32) e k1 (41-42) são intertravamentos dos contatores de variação de rotação. B1 cancela o acionamento de B2 e vice versa. Jamais poderá ocorrer um acidente, ou seja, as fases entrarem em curto, desligando o disjuntor ou queimando o fusível. 

Fechamento dos Motores




Para finalizar gostaria de agradecer ao Renan Gondim Saldanha pela participação ativa nesse nosso desafio. (www.facebook.com/renan.gondimsaldanha). Valeu Renan.

Um abraço a todos, em breve estaremos de volta...

4 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, não entendi seu tópico esse comando não está funcionando? pois já montei um comando desse e funcionou perfeitamente, existe um circuito na internet que eu tive que fazer uma modificações e ficou como esse que você postou. Gostei da sua montagem.

Amauri Oliveira disse...

Mateus, esse comando está corrigido, está funcionando, o comando errado está no post do dia 28/10/2013.
Os contatores K2 e K4 foram trocados. Gostei da sua participação, valeu mesmo. Um abraço.

Unknown disse...

Vou montar isso hoje no laboratório da minha escola se funcionar mando resposta

Unknown disse...

Olá boa noite ,estudo comandos ,e acompanho as informações ,bem esclarecedoras.