Os transformadores são construídos com núcleos de aço silício GO (Grão Orientado) de alta permeabilidade magnética, o que confere baixas perdas de energia para ativação do transformador. Sobre este núcleo, é montado o enrolamento de cobre eletrolítico por onde circulam as correntes de carga do transformador; normalmente o enrolamento de baixa tensão é montado mais próximo ao núcleo, o que facilita a isolação entre o cobre, que é energizados com tensões, exemplo, entre 380 e 220 Volts ou 220 e 127 voltas, e o núcleo de aço silício, que é aterrado.
Após a instalação do enrolamento de BT (Baixa Tensão), é colocado o enrolamento de AT (Alta Tensão) que fica em contato direto com a rede de alta tensão da concessionária e alimenta o transformador, fato que requer maiores cuidados com a isolação; pois é onde existe o maior risco de falhas, as quais podem implicar na queima do equipamento.
Após concluída a montagem dos enrolamentos, é feita a ligação dos enrolamentos com o comutador, o qual é usado para ajustar a tensão de entrada no transformador com a tensão da rede da concessionária no ponto de ligação; ou seja o comutador tem por finalidade ajustar e compatibilizar as duas tensões. Os comutadores, possuem normalmente 3 TAPs (A escolher), para transformadores de classe 25 kV (Transformadores que estão instalados em redes que possuem 23100 Volts na Alta Tensão), os TAPs são divididos em 23100 V, 22000V e 20900V. Para transformadores instalados na classe 15 kV (redes de alta tensão que possuem 13800 V) os TAPs são divididos em 13800V, 13200V e 12600 V.
2. Recebimento do transformador:
Os transformadores, na fábrica, sofrem uma série de ensaios antes de serem enviados para o cliente, são os chamados ensaios de rotina, os quais visam garantir o perfeito funcionamento do transformador, para o fim que foi projetado. Para um bom funcionamento do seu transformador, você também pode seguir algumas dicas como procurar deixar o transformador em local limpo, seco e abrigado antes da instalação do mesmo; nunca deixar o equipamento em contato direto com o solo.
É importante que antes do descarregamento do transformador, que você faça uma inspeção no transformador visando identificar eventuais danos provocados durante o transporte, verifique o aparecimento de deformações no tanque, vazamentos de óleo e estado da pintura, e avarias nas buchas e acessórios. Caso encontre algum problema, favor entrar imediatamente em contato conosco para tomarmos as providencias necessárias.
3. Descarga e manuseio
A descarga do transformador deve ser feita utilizando-se de equipamento adequado como um guindaste ou uma empilhadeira que tenha capacidade compatível com a massa do transformador, a movimentação deve ser feita exclusivamente pelas alças de içamento;
Todos os serviços de descarregamento e locomoção do transformador devem ser executados e supervisionados por pessoal especializado, obedecendo-se às normas de segurança.
4. Instalação
Antes da instalação procure certificar-se que os dados de placa estão compatíveis com a especificação técnica do equipamento; verificar se os dados constantes na placa de identificação estão coerentes com o sistema em que o transformador será instalado e também, a correta posição do comutador.
A instalação do transformador deve ser feita por empresas e profissionais capacitados e especializados com a supervisão de um engenheiro eletricista; pois como mencionado anteriormente existem ajustes e normas de segurança que devem ser respeitadas para o perfeito funcionamento do equipamento e para a segurança dos consumidores;
– Instalação em postes: Os transformadores com potência até 300 kVA; podem ser instalados diretamente em postes, para tanto, o cliente deve mencionar que o equipamento seja preparado para tal instalação; neste caso, usam-se normalmente postes de concreto que suportem a carga em questão; dessa maneira, o projetista ou engenheiro responsável pela instalação deve dimensionar o poste de acordo com as solicitações mecânicas a que o mesmo será submetido.
– Instalação em piso: Verificar o adequado nivelamento e a resistência das fundações sobre as quais serão instalados os transformadores. Normalmente os transformadores contam com rodas bidirecionais para sua movimentação e posicionamento correto no local; se a instalação for sob trilhos consulte antes a distância entre as rodas para o correto posicionamento dos trilhos;
Quando o espaço para instalação for reduzido deve-se garantir um espaçamento mínimo de 70 cm entre transformadores e entre estes e paredes ou muros, proporcionando facilidade de acesso para inspeção e ventilação.
– Subestações abrigadas: O local no qual será colocado o transformador deve ser bem ventilado de maneira que o ar aquecido possa sair livremente, sendo renovado por ar mais fresco. Assim, as aberturas de entrada de ar devem estar próximas do piso e distribuídas de maneira eficiente. As aberturas de saída deverão estar próximas ao teto da cabine; o número e tamanho das saídas dependem de suas distâncias acima do transformador, recomenda-se uso de aberturas de entrada e saída de ar de 1m2 por 200 kVA de potência instalada.
5. Ligando o transformador à rede
A ligação do transformador aos condutores da rede elétrica deve ser feita de acordo com o diagrama de ligações de sua placa de identificação. As buchas do transformador são dotadas de terminais fabricados com uma liga metálica apropriada a oferecer boa condutividade elétrica, porém não se deve apertar demais os parafusos conectores e nem permitir que os mesmos fiquem submetidos a esforços mecânicos, pois isto poderá danificar as buchas ou mesmo provocar vazamentos de óleo. Os cabos da rede secundária podem ser bastante pesados e neste caso se deve providenciar um apoio para os mesmos no ponto de conexão de modo a evitar que seu peso seja suportado pelas buchas.
5.1 – Aterramento do tanque
O tanque conta com pontos específicos para aterramento do mesmo; é necessário que se providencie um bom sistema de aterramento de forma a garantir a descarga de correntes de fuga e a segurança das instalações, pois, dessa maneira, uma eventual falha de isolação será imediatamente percebida. A seção do condutor de aterramento deverá ser compatível com as possíveis correntes de fuga. O sistema de aterramento pode ser feito na forma de uma malha, formada por cabos de cobre nu conectados a hastes de ferro cobreadas ou galvanizadas. A resistência do sistema de aterramento normalmente deve ser inferior a 10 OHMs.
6. Análise e regeneração de óleo
O serviço de análise e regeneração de óleo mineral isolante, garante o desempenho confiável de um óleo mineral isolante. O sistema de isolamento depende de certas características básicas do óleo que podem afetar o desempenho geral do equipamento elétrico. No sentido de atender satisfatoriamente seu papel de múltiplo dielétrico, agente de transferência de calor e extinção do arco, o óleo deve possuir certas propriedades básicas, então, óleo mineral isolante em serviço está sujeito a deterioração devido às condições de uso. Como conseqüência, pode ocorrer mudanças em suas propriedades básicas e prejudicar severamente suas propriedades elétricas.
O serviço de análise e regeneração de óleo mineral isolante, garante o desempenho confiável de um óleo mineral isolante. O sistema de isolamento depende de certas características básicas do óleo que podem afetar o desempenho geral do equipamento elétrico. No sentido de atender satisfatoriamente seu papel de múltiplo dielétrico, agente de transferência de calor e extinção do arco, o óleo deve possuir certas propriedades básicas, então, óleo mineral isolante em serviço está sujeito a deterioração devido às condições de uso. Como conseqüência, pode ocorrer mudanças em suas propriedades básicas e prejudicar severamente suas propriedades elétricas.
Para monitorar e as condições do óleo mineral isolante são realizadas as análises físico-químicas e gases dissolvidos para determinação do estado de isolação e envelhecimento do óleo. Dessa maneira, fica evidenciada a necessidade ou não de tratamento termo-vácuo, substituição ou regeneração do óleo. Saiba de alguns testes realizados.:
– COR ABNT NBR 14483 – Um rápido aumento da cor indica deterioração ou contaminação do óleo.
– RIGIDEZ DIELÉTRICA ABNT NBR 6869 – Serve para indicar a presença de contaminantes, tais como, água e partículas. Um valor baixo de rigidez pode indicar que um os mais destes elementos estão presentes.
– TEOR DE ÁGUA ABNT NBR 10710 – Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operações indesejáveis, que requerem correções.
– INDICE DE NEUTRALIZAÇÃO ABNT NBR 14248 – Indica que o óleo contém qualquer material ácido que além de aumentar a oxidação do óleo e formar borras, pode também promover a degradação do papel.
– TENSÃO INTERFACIAL ABNT NBR 6234 – Indica a presença de contaminantes polares que são substâncias quimicamente ativas e, portanto vão acelerar o envelhecimento do óleo.
– FATOR DE POTÊNCIA ABNT NBR 12133 – Um alto fator de potência é uma indicação de presença de contaminantes polares solúveis, produtos do envelhecimento ou colóides no óleo.
– DENSIDADE ABNT NBR 7148 – A densidade é usada para identificar o tipo de óleo.
– PONTO DE FULGOR ABNT NBR 11341 – Um ponto de fulgor baixo pode ser um indicativo da presença de produtos combustíveis voláteis no óleo.
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