terça-feira, 16 de julho de 2019

Automação Industrial - III

Termostato - Temperatura

Sensor - tiras metálicas

Exs.: refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado, relés térmicos, etc.


Chave de Nível - Capacitância

A sonda do instrumento e a parede do tanque (ou ainda uma haste de referência caso o tanque (não seja metálico) atuam como as placas de um capacitor. No momento em que o produto entra em contato com a sonda ocorre uma variação da capacitância - devido à diferença de constantes dielétricas - que é captada pelo circuito eletrônico, provocando a atuação do relé.


ENTRADAS MULTI - BITS - São intermediárias entre as entradas discretas e as analógicas.

Controles mais precisos - motor de passo ou servomotores. 

Encoders - (geradores de impulso) - medição de velocidade e posicionamento.

São equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo. Podem ser utilizados em conjunto com contadores, tacômetros, CLP ou conversores de frequência por sinais analógicos.

Fornecem medidas e controles precisos em velocidades de rotação, velocidades lineares, posicionamentos angulares, volumes ou vazões de produtos líquidos, robótica e outras aplicações em processos diversos.


ENTRADAS ANALÓGICAS - Medem as grandezas de forma analógica. Para trabalhar com este tipo de entrada os controladores tem conversores analógicos - digitais (A-D). Atualmente no mercado os conversores de 10 bits são os mais populares. As principais medidas feitas de forma analógica são a temperatura e pressão (termopares ou sensores de pressão).


SAÍDAS DISCRETAS - São aquelas que exigem do controlador apenas um pulso que determinará o seu acionamento ou desacionamento. 

Contatores que acionam os motores de indução e as válvulas eletro-pneumáticas.


SAÍDAS MULTI - BITS - Tem o conceito de operação semelhante as entradas da mesma categoria. Como principais exemplos tem-se os drivers dos motores de passo e os servo-motores.


SAÍDAS ANALÓGICAS - O controlador necessita de um conversor digital para analógica (D-A), para trabalhar com esse tipo de saída. Os exemplos mais comuns são: válvula proporcional, acionamento de motores DC, display gráfico, entre outros.

Nenhum comentário:

Lei de Ohm