sábado, 11 de novembro de 2017

Não funciona! Onde está o erro

No diagrama abaixo existe uma  ligação errada. 

R e S é a alimentação do circuito, poderá ser qualquer tensão, 24v, 127v, 220v, etc. L1 é uma carga que no caso é uma lâmpada, que acenderá de acordo com a tensão adotada em R e S. A botoeira S1 energiza o circuito, e S0 desenergiza. K1 é um contator que através dos seus contatos fará a L1 acender.

Então fica o desafio! Onde está o erro!


SOLUÇÃO



Já que ninguém se manifestou, ou porque não entende de comandos elétricos, ou porque está com preguiça, ou porque não está interessado em aprender.

Vamos então a resposta:

1 - O diagrama, circuito ou esquema elétrico é de suma importância para entendermos o funcionamento de um equipamento ou uma máquina.

2 - Ele deve ser bem feito, com capricho e com todas as informações do circuito.

3 - Sem o diagrama fica difícil fazer reparo em uma máquina ou equipamento. Diante de tantos componentes ou dispositivos contidos, se não houver uma indicação dos componentes jamais você poderá reparar esse equipamento.

4 - Diante da importância do diagrama, vamos analisar o nosso circuito.

5 - É um circuito básico de comandos elétricos. Temos duas botoeiras, onde S1 liga o dispositivo e S0 desliga. Poderíamos ter qualquer carga, no nosso caso usei uma lâmpada.

6 - Usamos além das botoeiras, um contator K1, responsável pelo acionamento da lâmpada.

7 - Todo contator tem os contatos de força e os contatos auxiliares, ou o contator que só tem os contatos auxiliares, sem os de força.

8 - Usamos os contatos auxiliares 13-14 e 43-44 do nosso contator.

9 - Na maioria das vezes, em comandos, utilizamos botoeiras não retentivas, ou seja, são botoeiras pulsadoras, não fixas, por questão de segurança.

10 - Portanto se são botoeiras pulsadoras, ao pressionar S1 a lâmpada acenderia e ao retirar o acionamento a mesma se apagaria. Como resolver isso, veremos agora.

11 - A solução para mantermos a carga ligada será a colocação de um contato em paralelo com a botoeira, pois quando o contator for acionado, o contato que pertence ao contator fechará.

12 - A esse recurso chamamos, na linguagem técnica, como intertravamento, mais precisamente de SELO, ou seja, selamos a botoeira.

13 - O erro no diagrama está precisamente no selo, contatos 13-14, pois eles são normalmente abertos, todos contatos terminado em 3 e 4 são abertos, e 1 e 2 são fechados. 

14 - Do jeito que está o diagrama, a lâmpada ficaria sempre acesa, independente da botoeira liga. 

15 - Espero que tenham entendido a explicação, estou aqui para sanar qualquer dúvida, é só entrar em contato.

16 - Abaixo o circuito corrigido. Até a próxima. Voltarei com mais erros em circuitos ou diagramas. Estudem, vocês estão muito preguiçosos. 



Nenhum comentário: