domingo, 29 de outubro de 2017

Conheça o Chiller

Os chillers são, basicamente, resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer (resfriar) o ar, produtos ou equipamentos conforme a necessidade. Esses equipamentos passaram por uma mudança em sua nomenclatura nos últimos anos no Brasil. O que antigamente poderia ser apenas o equipamento de Unidade de Água Gelada, hoje é o famoso chiller.

O sistema é indicado para eventos, indústrias alimentícias e farmacêuticas, projetos do governo, hospitais, logística, aeroportos, estações de metrô, pistas de patinação no gelo, equipamentos de telecomunicações e refrigeração em geral.

Partindo para uma abordagem teórica, trata-se de uma unidade exterior à qual podem ser interligadas diversas unidades interiores, gerando a capacidade de resfriamento da água, que é o fluído utilizado como meio de transporte do calor ou frio para cada divisão da sua moradia. Os chillers são muito usados nos sistemas VRV’s.

Funcionamento

O funcionamento parte através do compressor, quando a pressão no seu lado superior e a sucção no inferior fazem com que o líquido refrigerante flua do receptor para a válvula de expansão. Esta válvula introduz o refrigerante no evaporador – como gás – onde esse troca calor com a água que passa pela serpentina. O refrigerante sai do evaporador e entra no compressor como um gás frio a baixa pressão e sai como um gás aquecido a alta pressão, passando, em seguida, pelo condensador, onde é resfriado pela água de condensação até se condensar, retornando ao receptor como líquido. No fim do processo, a água de condensação é bombeada para a torre de resfriamento.

Características e vantagens
Os chillers têm a potência medida em toneladas de refrigeração (TR), com os mais usuais variando de 5 a 5.000TR e sendo capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura, podendo até ser negativa quando utilizados aditivos. Cada TR equivale à 12.000 BTUs.

Os equipamentos são muito flexíveis quanto à instalação, mas são de grande porte e necessitam de transporte especializado. Sua estrutura é feita de chapa de aço quimicamente tratada, pintura eletrostática com pó epóxi e peças internas de chapa de aço galvanizada.

Uma das grandes vantagens dos chillers é que, apesar de funcionar à eletricidade, o seu consumo é extremamente baixo; gerando um ótimo custo-benefício. Além disso, os aparelhos são eficientes e possuem grande durabilidade.

Marcas e preços

Empresas de refrigeração como Carrier, Trane, Hitachi, Komeco, York e Daikin constituem as principais marcas que oferecem diversos modelos de chiller. Os produtos contam com uma alta tecnologia, proporcionando desempenho e segurança do ponto de vista econômico e ecológico. Os preços estão frequentemente entre R$ 3.000,00 e R$ 400.000,00, fora a instalação, de acordo com os modelos disponíveis no mercado.




Nenhum comentário: