domingo, 3 de setembro de 2017

Quarta Revolução Industrial

As indústrias de Alimentos e Bebidas já podem contar com a tecnologia da Indústria 4.0 em suas operações


Antes de entrarmos no tema é muito importante entender qual é o conceito de Industria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial

Este é o futuro da cadeia produtiva onde dispositivos, máquinas, equipamentos e pessoas vão se relacionar de uma maneira totalmente digital, permitindo com que as diversas etapas das cadeias produtivas conversem umas com as outras, predizendo necessidades, timizando os recursos necessários e reduzindo possíveis falhas.

Os transmissores de pressão da ABB e as possibilidades de aplicação que estes possuem permitem que a indústria padronize suas instalações de transmissores, pois a configuração do produto é fácil e descomplicada, já que o transmissor indutivo foi projetado para atender às mais amplas variedades de aplicações industriais, garantindo melhor precisão na medição, principalmente devido à criticidade e rigor da qualidade requerida no processamento de alimentos e bebidas.


Por que incorporar-se a esse conceito de indústria?

Toda essa automação permitirá que as indústrias se adaptem às novas demandas do mercado oferecendo mais agilidade e versatilidade na análise de dados, utilização da informação na produção e ao mesmo tempo atendendo às demandas de customização dos clientes.

Os cuidados com sustentabilidade, higiene, redução de custos e diversidade de alimentos e bebidas a serem produzidos quanto aos diferentes tipos, sabores, perfis e formas de armazenamentos ou o envasamento, no passado exigiriam a parada das máquinas e setups mais demorados. Já nos dias de hoje isso não acontece devido à utilização de equipamentos e máquinas ABB que permitem limpeza, higienização, setup e harmonização das linhas de produção em curtíssimo espaço de tempo. E no futuro isso irá diminuir ainda mais.

A necessidade de agilidade, ganho de produção, redução dos custos de manutenção, redução do desperdício e rastreabilidade são demandas que atingem todos os segmentos da indústria, principalmente o de B2C (Business to Consumers) como é o caso do setor de Alimentos e Bebidas, onde o cliente final, o consumidor, demanda dia a dia inovações, produtos mais saudáveis e ambientalmente responsáveis e com uma distribuição cada dia mais rápida.

Nesse sentido a ABB vem fazendo bem seu papel, recrutando e treinando os melhores profissionais de mercado, investindo pesado em pesquisas e desenvolvimentos globalmente reconhecidos como plataformas de controle, otimização e gerenciamento de ativos de produção, equipamentos que conversam entre si além da robótica, gerando uma economia de mais de 30% nos custos de produção e manutenção.

Por mais de 40 anos a ABB tem construído softwares e conectividades

Os fabricantes de alimentos e bebidas compartilham objetivos similares: produzir com segurança, alta qualidade e de forma sustentável e econômica.

Compreendendo melhor como os recursos de energia e água contribuem para o custo-benefício e a sustentabilidade gerais do negócio, as empresas procuram continuamente maneiras de atingir seus objetivos e utilizá-los mais e de forma eficiente. Nossa ampla oferta de produtos, soluções e serviços ajuda você a atingir esses objetivos, desde melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos, produzir de modo confiável, flexível e adaptável aproveitando a melhor utilização dos ativos em toda a fabricação, o recebimento de matérias-primas até o fim do processo de embalagem. Isso ajuda a manter a competitividade em um mercado dinâmico e orientado aos consumidores.

Fonte: Marcos Hillal

Nenhum comentário: