segunda-feira, 25 de julho de 2016

Contator

O Contator liga, porém, apresenta ruído ou vibração. O que devo verificar?

Causas prováveis:
- Corpo estranho no interior do contator.
- Contator foi aberto e/ou desmontado.
- Circuito magnético fixo fora de posição
- As superfície do pólo do circuito magnético fixo e/ou móvel: sujas, oxidadas ou enferrujadas.
- Erro de ligação
- Marcas de choque mecânico na superfícies dos pólos fixo ou móvel

O Contator não liga porém apresenta ruído ou vibração. O que devo verificar?

Causas prováveis:
- Corpo estranho no interior do contator impedindo o seu fechamento.
- Bobina não conforme com a tensão de alimentação do circuito de comando U bobina > U nominal
- Aparelho travado em virtude da retirada e recolocação indevida do contato fixo.
- Verificar se o contator foi desmontado.

Qual a diferença de categorias de emprego de contatores; AC-1, AC-2, AC-3 e AC-4?

As categorias de emprego para contatores em corrente alternada , segundo IEC 947-4 fixam os valores de corrente que o contator deve estabelecer ou interromper.

Elas dependem:
- da natureza do receptor controlado: motor de gaiola ou de anéis, resistências
- das condições nas quais se efetuam os fechamentos e as aberturas: motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contracorrente.

AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada ( receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil.

AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis.
No fechamento o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, deverá interromper a corrente de partida com uma tensão no mínimo igual à tensão da rede. A interrupção é mais severa.

AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contator interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tensão nos bornes de seus pólos é da ordem de 20% da tensão da rede. A interrupção torna-se fácil.
Exemplos de utilização: todos os motores de gaiola normais, elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, elevadores de canecas, compressores, bombas, misturadores, condicionadores de ar, etc.

AC4: Manobras pesadas, acionar motores a plena carga , comando intermitente inversão. Trata-se de partidas com frenagem por contracorrente e à partida por impulsos em motores de gaiola ou de anéis.

O contator fecha com uma intensidade que pode atingir 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura o contator interrompe esta mesma corrente, sob uma tensão tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tensão pode ser igual à da rede. A interrupção é bastante severa.

Exemplos de utilização: máquinas de impressão, trefila , pontes rolantes, tornos, etc..

Qual a diferença entre contator de força e contator auxiliar?

O contator de força é um dispositivo desenvolvido para manobrar os circuitos de força, cargas resistivas ou indutivas, projetados para suportar uma quantidade de manobras mecânicas e elétricas conforme especificação.

O contator auxiliar é um dispositivo desenvolvido para manobrar os circuitos de comando, intertravamento e sinalização. Não devendo ser utilizados para manobrar cargas em substituição aos contatores de força.

Posso ligar a carga na parte de cima do contator?

Do ponto de vista técnico não há restrições quanto ao sentido de corrente ou diferenciação quanto a entrada e saída da corrente nos contatos do contator. A NBR-5410, menciona que toda entrada de um dispositivo de manobra ou proteção deve ser feita pela parte superior do componente e a saída pela parte inferior do componente.

Tenho um contator 110VCA, bobina 110 VCA, posso transformá-lo em um contator 220VCA, bobina 220 VCA.?

Para alterar a tensão de um contator basta substituir a bobina por uma conforme tensão deseja, sempre consultar nosso catálogo e verificar tipos as bobinas e tensões disponíveis para cada tipo de contator.

Qual a função do bloco antiparasita instalado nos contatores?

O bloco antiparasita ou supressor de sobretensão é instalado em paralelo com a bobina do contator e possui a função de atenuar os picos de tensão gerados pelo chaveamento do contator.

Nenhum comentário: