domingo, 22 de novembro de 2015

CONSTRUA UM CARREGADOR SOLAR PARA SUAS AVENTURAS

Levar o celular para acampar, velejar, escalar uma montanha ou fazer um trekking é essencial pois em um mesmo dispositivo temos Música, GPS, Câmera fotográfica e muitos resgates já foram feitos graças a uma ligação feita para os bombeiros.

O que vou te ensinar aqui é como construir um carregador solar para suas aventuras, você pode pendurar a placa na barraca e nunca mais vai se preocupar com fim de carga na bateria do seu celular.

Você vai precisar:

1. Conjunto de baterias recarregáveis AA Ni-MH 3.6v 1800mAh
2. Placa solar
3. Diodo 1A 50V
4. Placa conversora DC / USB

Não se preocupe, o esquema é muito fácil de construir, somente algumas soldas e pronto, você tem um carregador solar para o dia a dia.


Vamos aos detalhes da montagem. Primeiro passo é comprar o micro conversor de DC para USB, encontrei no DX.com por 1 dólar e aqui no Brasil por 10 Reais, eu compraria direto aqui. Opte por esses que já vem como o USB onboard, assim você evita ter que fazer mais soldas que o necessário.



Ao comprar o conversor, verá que você tem uma limitação de 5V na entrada, isso é, colocar um conjunto de baterias que ultrapasse esse valor, é capaz de explodir queimar tudo. Agora que temos definido o valor máximo de entrada do conversor, vamos as baterias.
O conjunto de baterias é esse simples que muitos aparelhos eletrônicos utilizam, principalmente telefones sem fio. Você pode dar uma melhorada no desempenho da carga aumentando os mAh para 2000 ou 3000. Já existem baterias recarregáveis com mais de 3000 mAh.


Sabendo todos os números do nosso carregador, vamos colocar a placa solar e fazer algumas soldas. Fique atento a alguns detalhes importantes ao comprar sua placa solar, primeiro é a quantidade de carga que ela vai fornecer para as baterias. Nunca passe de 10% a quantidade de mAh da placa em relação a bateria. No nosso caso, temos uma bateria de 1500mAh, então a placa solar nunca pode ultrapassar os 150mAh.




A quantidade de volts de uma placa é quanto maior melhor, claro, mantendo os limites de mAh que falamos a pouco. Quanto maior a voltagem, menos luz você precisa para carregar seu dispositivo.
Agora que você já tem tudo, é só soldar os positivos nos positivos e os negativos nos negativos. Muita atenção no Diodo que é soldado na placa solar. A tarja preta do diodo tem que apontar para fora, uma vez que ele evita que a energia retorne e queime algo. Se você soldar errado, ele não vai carregar a bateria uma vez que estará bloqueando o fluxo de energia.





Pronto! Agora você pode pegar a placa solar e pendurar em algum lugar, para carregar seus dispositivos é só plugar o USB. Veja alguns exemplos montados do que fizemos aqui, lembre-se, não é nada complicado e você vai gastar no máximo 30 reais para fazer tudo.






Fonte: http://trabalheseusonho.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre placas solares