domingo, 17 de maio de 2015

Livros que eu recomendo

Só indico livros que eu possuo ou que conheço. 

Acho fundamental você estar sempre se atualizando com a sua profissão, principalmente na área de eletrônica e eletricidade, estou sempre me atualizando, comprando livros ou fazendo assinaturas de revistas. 

Livro é um investimento e não uma despesa supérflua.



Escolhi esse livro para ser o primeiro da série "Livros que eu recomendo" por ser um livro muito importante na minha vida profissional.
P. J. Mendes Cavalcante foi meu professor quando comecei a estudar eletrônica na Escola Técnica de Ciências Eletrônicas do Ibratel em 1969. Infelizmente essa escola não existe mais, o que é bom dura pouco, já dizia o velho ditado.
Pasmem vocês, além de ter sido meu professor, ganhei dele o livro, primeira edição, se não me falha a memória, a capa era verde. A cada edição nova, a cor da capa mudava.
Infelizmente, não tenho mais esse livro, emprestei há algum tempo atrás a alguém, e ele não me foi devolvido (livro não se empresta, aprendi com alguns que não me foram devolvidos).
Adquiri dois, comprado em sebos do Rio de Janeiro, e achei um outro num sebo e o indiquei a um aluno que o comprou depois.
Bem, esse livro ainda está sendo lançado, veja abaixo a nova capa.


Neste trabalho, os conhecimentos de eletricidade são transmitidos em linguagem clara e com excelente didática, numa sequência realmente nova que o distingue de obras congêneres.
Suas páginas oferecem toda a teoria básica (circuitos de CC, eletrostática, eletromagnetismo, circuitos de CA e noções de máquinas: transformadores, geradores e motores) indispensável à formação de técnicos em eletrônica ou de qualquer outro ramo em que a eletricidade seja uma das disciplinas.
271 problemas com resposta contribuem para a fixação do conhecimento adquirido pelos estudantes e proporcionam aos mestres excelentes oportunidades para novas considerações de ordem prática ou teórica.
Obra consagrada, na 22ª edição, do eminente professor P. J. Mendes Cavalcanti.
Vale a pena adquirir esse livro, principalmente quem está iniciando o curso de eletrotécnica e/ou eletrônica.

Não percam essa oportunidade de adquirir esse excelente livro.

Estudem, tentem resolver os exercícios do livro, só assim vocês vão testar seu aprendizado.


Outro livro que faz parte da minha biblioteca e indico a vocês.
Mais uma vez é bom salientar a qualidade da escola técnica que eu cursei eletrônica - Escola Técnica de Ciências Eletrônicas do Ibratel, infelizmente o que é bom dura pouco.
Pois é, um dos autores do livro foi meu professor na época - Edmond Intrator.
Eu comprei na época a primeira edição desse livro mas doei a um rapaz que trabalhava comigo na Thyssen, pois ele começara a se interessar por eletrônica.
Adquiri a segunda edição há pouco tempo num sebo do centro do Rio por preço módico...rsrs.
Esse livro ainda está sendo lançado, abaixo a nova capa dele.


Hoje uma emoção tomou conta de mim, consegui encontrar o site do parceiro do Edmond Intrator, o Hilton A. Melo, depois vocês verificam o currículo da "fera"...rsrsrs.
Mandei um email pra ele perguntando pelo Edmond e ele me respondeu, onde transcrevo na íntegra o email:

Caro Amauri
Foi muito interessante receber o seu e-mail.
Como  você deve ter verificado no meu site, disponibilizei gratuitamente todos os nossos livros na Internet, de modo que possam ser úteis para os estudantes. Quanto ao Edmond Intrator, há muitos anos se mudou para os Estados Unidos e não tem tido contato conosco. Mas estou tentando contacta-lo e assim que conseguir transmito o seu e-mail para êle.
No meu site, na pagina em portugues, há uma seção chamada "O BRASIL NA ERA NUCLEAR", onde existem vários artigos importantes sobre o tema, e que talvez possam ser úteis para você.
Abraços
Hilton Andrade de Mello

É isso aí, já tem 40 anos que estudei com o Edmond, e as boas lembranças ficaram.
Como o Hilton disse no email, o site dele disponiza os livros gratuitamente..
Aproveitem e baixem os livros, são de excelente qualidade e aproveitem para curtir um excelente site.   


Outro livro excelente e sugiro adquirir.

Usei muito no meu tempo de faculdade mas serve muito bem para o pessoal de nível técnico pois não tem muita matemática...rsrsrs.

Já está na 4ª edição para quem quiser comprá-lo. Como sempre digo, podem achá-lo em sebos da cidade ou pela Estante Virtual ou pelo Mercado Livre.

Este é a capa da nova edição para quem quiser comprá-lo.



Mais alguns livros que eu indico (que eu tenho ou conheço):

























Tenho mais livros para indicar, voltarei aqui para postar.

Os profissionais da área de eletrônica e eletricidade, docentes ou alunos que conhecerem livros de qualidade, podem me enviar o título e o autor que eu postarei nesse post.

Nenhum comentário: