segunda-feira, 23 de março de 2015

Pierre - Simon Laplace



Aniversariante em 23/03: Pierre-Simon Laplace
★ 23/03/1749 (Beaumont-en-Auge)
✝ 05/03/1827 (Paris)

Pierre Simon Marquis de Laplace foi um matemático, astrônomo e físico francês que organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo.

Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em que teve um papel principal na formação. O operador diferencial de Laplace, da qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome.

“Um dos maiores cientistas de todos os tempos (às vezes, chamado de Newton francês ou Newton da França) com uma fenomenal capacidade matemática natural sem par entre seus contemporâneos.”

Napoleão, Laplace, Lagrange e Deus

Contam os historiadores que quando o Imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) cruzava o Mediterrâneo em sua famosa expedição ao Egito (1798-1799), o grande astrônomo e matemático francês Pierre-Simon, Marquês de Laplace (1749-1827), deu-lhe de presente um exemplar de seu famoso Traité de Mécanique Céleste, cujo primeiro volume fora publicado em 1798. (Registre-se que esse Tratado, composto de 5 volumes, foi completado em 1827). Dias depois, ainda segundo os historiadores, Napoleão queixou-se a Laplace por não haver encontrado nenhuma referência a Deus, ao que Laplace teria retrucado: Majestade, não tive necessidade dessa hipótese. Ao saber desse episódio, o astrônomo e matemático franco-italiano Joseph-Louis, Conde de Lagrange (1736-1813), comentou: Mas essa hipótese é maravilhosa. Ela explica tantas coisas. Note-se que nessa sua obra, Laplace demonstrou matematicamente a lei do inverso do quadrado da distância da gravitação Newtoniana, assim como a estabilidade do sistema Solar. Provavelmente, por isso, ele teria dado aquela resposta a Napoleão.

Buraco Negro

Laplace também esteve próximo a propor o conceito de buraco negro. Ele observou que poderia haver estrelas maciças cuja gravidade seria tão grande que nem mesmo a luz escaparia de sua superfície. Laplace também especulou que algumas nebulosas reveladas pelos telescópios poderiam não ser parte da Via Láctea e seriam, na verdade, galáxias em si. Portanto, ele antecipou a principal descoberta de Edwin Hubble cerca de 100 anos antes de acontecer.

Nenhum comentário: