sábado, 7 de fevereiro de 2015

Contatores

São dispositivos de manobra mecânica, acionados eletromagneticamente, construídos para uma elevada frequência de operação.
De acordo com a potência (carga), o contator é dispositivo de comando do motor e deve ser utilizado individualmente, acoplado a relés de sobrecarga, na proteção de sobrecorrente.

Tipos de Contatores

Divide-se em dois tipos:
  • Contatores para motor
  • Contatores auxiliares

Os Contatores Para Motores Apresentam:

Dois tipos de contatos com capacidade de carga diferentes chamados principais e auxiliares;
Maior robustez na construção;
Possibilidade de acoplar relés de proteção;
Câmara de extinção de arco voltaico;
Variação da potência da bobina do eletroímã de acordo com o tipo de contator, tamanho físico de acordo com a potência a ser comandada.
Aplicação e Funcionamento dos ContatoresFigura 1 – Contator motor.
Observe na parte inferior o borne A2. No lado oposto do contator encontraremos o borne A1. São utilizados para a alimentação da bobina eletromagnética. Quando alimentada, ela aciona o contator, fazendo com que os contatos NO¹ tornem-se NC², e vice-versa. A tensão de alimentação da bobina pode ser verificada na plaqueta azul (220 V), ao lado de A2.

Contatos de Carga

Os três contatos centrais (contatos de carga ou principal) são NO, exclusivos para carga, pois são dimensionados para altas correntes. É onde deverá ser alimentado o contator pelas fases RST do lado onde identificamos 1 L1 – 3 L2 – 5 L3. No lado oposto, identificamos 2 T1 – 4 T2 – 6 T3, onde deverá ser ligada a carga (motor) ou, se necessário, um relé de sobrecorrente entre o contator e a carga.
Nota 1 – NO: Normaly Open, ou seja, Normalmente Aberto (NA).
Nota 2 – NC: Normaly Closed, ou seja, Normalmente Fechado (NF).
Entrada: 1 ou L1, 3 ou L3, 5 ou L5 devem ser ligados na alimentação. 1, 3, 5 é o lado da alimentação. L também identifica alimentação. L1, L2 e L3 são indicações do 1º, 2º e 3º bornes da alimentação, consecutivamente.
Saídas: 2 ou T1, 4 ou T2, 6 ou T3 devem ser ligados na carga. 2, 4, 6 é o lado da carga. T identifica lado da carga. T1, T2 e T3 são indicações do 1º, 2º e 3º bornes da carga, consecutivamente.
Observe que L1 corresponde a T1, L2 a T2 e L3 a T3.
Nas identificações observadas na placa superior, as nomenclaturas externas correspondem aos contatos de carga, e as nomenclaturas internas aos contatos auxiliares.

Contatos Auxiliares

Os contatos auxiliares são os superiores, utilizados exclusivamente para comandos elétricos. Nunca ligue a alimentação e/ou a carga nesses contatos, pois são projetados para baixas correntes e irá danificar o componente, podendo inclusive ocasionar acidente de trabalho.
Contato normalmente fechado (NF) ou Normaly Closed (NC)
Entradas: 11 – 21 – 31 – 41 – 51 – 61 – 71 – 81
Saídas: 12 – 22 – 32 – 42 – 52 – 62 – 72 – 82
Contato normalmente aberto (NA) ou Normaly Open (NO)
Entradas: 13 – 23 – 33 – 43 – 53 – 63 – 73 – 83
Saídas: 14 – 24 – 34 – 44 – 54 – 64 – 74 – 84
O primeiro algarismo identifica a posição do contato. Tanto em NO como em NC deverão estar alinhados.
O segundo algarismo define se o contato é NO ou NC. Final 1 na entrada e 2 na saída, o contato é NC. Final 3 na entrada e 4 na saída, o contato é NO.
Logo, 12 é NC e 34, NO. Grave esta regra!
O contator da figura 1 vem identificado quem é NO ou NC, porém existem inúmeros modelos de contatores tanto instalados quanto no mercado que não trazem essa informação.

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