quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aos meus queridos ex alunos, atuais e futuros...

Sabe, uma das melhores coisas que me aconteceram na vida, foi me tornar professor. Jamais tinha me imaginado nessa profissão. Sei o quanto não somos valorizados, em certas ocasiões até humilhados e zombados. Mas tudo isso é reflexo da situação em que se encontra o nosso país. Um país regido por políticos corruptos e que só visam interesses próprios, pouco se lixando para o povo. Essa é a nossa situação, e cada vez pior. O que falar da educação?, saúde?, segurança? transportes? e etc. Bem, o motivo desse texto não é discursar sobre o óbvio, pois todos nós sabemos como se encontra o nosso Brasil. Voltando ao meu tema, não me imaginando como professor, acabei entrando firme e de peito aberto nessa parada e aqui estou encarando essa missão. Um missão difícil, como falei anteriormente, mas valiosa. Não falo só por mim, falo de uma maneira geral, onde profissionais dedicados se doam e se entregam arduamente para levar um pouco de ensinamentos às crianças, jovens, adolescentes, enfim, aquele que está ali, sentado numa carteira, à espera de algo que possa contribuir com seu crescimento. Se tenho essa capacidade de escrever textos, e explanar minhas opinões, é porque tive através dos meus aprendizados, professores capazes, e que me orientaram e me ensinaram conceitos básicos de cidadania. Sempre procurei tirar algo de proveitoso com os mestres que tive, e aprendi muito com alguns deles. Portanto, no meu caso, sem nenhuma formação pedagógica, apenas usei meus conhecimentos da profissão que escolhi pra mim, e a experiência mais importante que temos, a experiência da vida, afinal, são anos vividos e situações diversas. Diante disso, um professor tem a missão dupla dentro de uma sala de aula, não só a ter que passar seus conhecimentos específicos da matéria, como a mais principal de todas, mas tentar compreender cada um, o aluno, suas reações daquilo que ele entende como vida. Se minhas aulas são agradáveis, a maioria gosta, porque ali não estão somente alunos desconhecidos, ali existem pessoas, gente, com problemas diversos, religiões distintas, opiniões formadas de várias coisas, enfim, um misto de personalidades que o professor tem que administrar, uma tarefa nada fácil. Alguns se simpatizam com você, outros não, isso faz parte, as pessoas são diferentes, a educação que trazemos dos nossos pais são diferentes, assim como nossos pais também foram criados de forma diferente, e vai por aí. Hoje, dia 15 de outubro, Dia do Professor, se fez necessário eu escrever esse texto. Nessa telinha virtual, muita gente que estão aqui eu conheço pessoalmente, outros não, a maioria ex alunos e meus alunos atuais, onde formamos um laço de amizade muito forte que saiu de dentro de uma sala de aula. Meu muito obrigado a todos eles, seria impossível inumerá-los, só posso desejar a eles que continuem com essa garra de vitória, e que acreditem que sem determinação e persistência não chegamos a lugar nenhum. Sempre estarei por aqui, até quando Deus permitir, e quando não mais estiver, terei a satisfação de ter deixado algo de bom a todos vocês, meus ex alunos, atuais e futuros alunos...

Um Feliz Dia do Professor a todos e vamos que vamos!!!

Amauri Oliveira.

Um comentário:

wolverleo disse...

Grande Amauri,apos conhecer você fiquei imaginado que um profissional com suas qualificações poderia esta ganhando um ótimo salario em alguma empresa multinacional com todos os benefícios.
Quando conheci você melhor percebi que seu dom é passar conhecimento para outros.
Você Amari faz o que faz por amor a profissão,e não pelo dinheiro,ninguém que é professor faz por dinheiro e você é uma prova disso.
Bom amigo fique certo que apesar dos defeitos,que todos nós temos,você é uma grande personalidade que fez diferença para mim e para muitos outros
abraços