segunda-feira, 31 de março de 2014

Teoria x Prática

Com o advento da internet podemos desfrutar hoje de grandes materiais didáticos sobre quaisquer assuntos.
Apostilas, livros, periódicos, etc, são encontrados facilmente. O estudante tem em suas mãos grande material para pesquisas e estudos.
A falta de vivência prática ou intimidade com o que se pretende "ensinar", faz o instrutor ou professor descambar para um excesso de teoria ou academicismo.
Creio que todo técnico, que é o meu público alvo, sente falta de publicações que sejam verdadeiramente práticas e objetivas.
Voltando ao meu tempo de faculdade, não vai aqui uma crítica ao que foi passado na época, e que para mim, em particular, foi tão útil em alguns aspectos.
Claro que um curso superior difere em muito de um curso técnico, a base fundamental se chama "matemática", se estuda em engenharia elétrica cinco períodos seguidos de cálculo, um terror para quem não tece um preparo básico no ensino médio.
Quanto às matérias técnicas, muitas teorias, estudo pormenorizado dos assuntos, onde eu brincava com os professores, que eles queriam descobrir o sexo dos elétrons. Na verdade a maioria jamais pisou dentro de uma indústria, o que dificultava a parte prática dos assuntos relacionados.
Estou convencido que o Homem tem uma tendência a complicar primeiro, para simplificar depois. O adulto parece seguir o que eu chamo de raciocínio linear, o contrário da criança, que, por não ter compromisso com teorias, acaba por ser mais objetiva em suas "conclusões". Pena que nós tenhamos que deixar de ser criança.
Escrevi esse texto com o intuito de mostrar a importância de mesclarmos teoria e prática durante o ensino, pois acho necessário um percentual idêntico de aprendizado, tanto de teoria, como de prática.
Devemos transformar teoria e o conceito em algo objetivo, para fazer com que o técnico aprenda a pensar e desenvolver, além da manutenção corriqueira, projetos dentro da sua área de trabalho.
Tudo foi e será ministrado em minhas aulas e foram frutos de anos de ralação dentro de empresas e indústrias.
Bom estudo a todos.
Amauri Oliveira

Nenhum comentário: