quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Apostila de Comandos Elétricos - Prefácio

Há pouco saí do meu apartamento, no sexto andar, para ir à rua, ali na esquina, para comprar algo.

Claro que não iria descer os seis andares de escada. Muito cômodo e prático, me dirigi à um dos elevadores que existem no prédio. 

Verifiquei que ele estava parado no térreo e acionei o botão para que ele subisse. Logo notei que o digital do painel, colocado à porta, começou a contagem - T, 1, 2, ..., até parar no andar que eu me encontrava. 

A porta lentamente se abriu, eu entrei, apertei o botão do térreo, a porta se fechou, e o elevador começou a descer. Seis, cinco, quatro, até chegar ao térreo, onde ele parou e a porta lentamente se abriu, onde pude finalmente sair e me dirigir à rua.

Podem me questionar. Porque toda essa ladainha? Essa estória toda? Ora, explicarei, essa estória é o início do prefácio (apresentação que precede um texto de uma obra, no meu caso, uma apostila) da apostila que estou escrevendo sobre Comandos Elétricos.

Desde o momento que o meu dedinho indicador pressionou aquele botão do elevador no sexto andar, muita coisa aconteceu na Casa de Máquinas do elevador.
 
Ora, como todos sabem, para que a cabine do elevador se mova, existe lá em cima um dispositivo, um elemento elétrico, que chamamos de motor. Esse motor acoplado a um cabo de aço, movimenta a cabine, fazendo com que a mesma suba e desça, seguindo uma sequência de comandos, ou seja, obedecendo ordens, uma de cada vez, conforme a solicitação do usuário.

Bem, o que tem a ver isso com Comandos Elétricos? Muita coisa.

Não entrarei nesse prefácio com detalhes de funcionamento dos elementos que compõe o sistema de funcionamento de um elevador. Apenas quero passar às pessoas, estudantes, leigos e até mesmo conhecedores do assunto, com certeza alguns com mais conhecimento do que eu, que muita coisa aconteceu desde que eu acionei aquele botão de chamada.

Seria cansativo e impróprio descrevermos toda a trajetória do sistema elétrico, desde a geração de energia, até o poste onde se encontra o transformador que alimenta o meu prédio. O que importa e o mais importante é a funcionalidade e a praticidade da energia elétrica. Tantos benefícios conseguimos com ela. Enfim, usei de inspiração para descrever esse prefácio.

Comandos Elétricos não se limitam, é óbvio, apenas à elevadores. Foi usado esse equipamento apenas como ilustração, pois ao pressionar o botão de chamada do elevador, hoje pela manhã, minha cabecinha, cheia de neurônios, informações, problemas como todo mundo, e gasta pelo tempo mas também mais sábia pelo mesmo tempo, viajou em ideias e pensamentos técnicos e científicos como qualquer engenheiro, no meu caso, eletricista.

Então é isso, vou procurar mostrar nessa apostila, como podemos usar os dispositivos que temos em nossas mãos e com eles, executarmos através de comandos, um equipamento ou uma máquina.
 
Espero que possam aproveitar ao máximo o conteúdo da apostila, sempre lembrando aos que me acompanham e me conhecem, que nunca esgotamos qualquer assunto, pois o "Conhecimento é Infinito".

Mãos à Obra.

Eng. Amauri Oliveira

Nenhum comentário: