quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vai um chopp aí?


- Vai um chopp aí?
- Ih! o professor Amauri endoidou!
Sei que ele é chegado a um suco de cevada, mas esse blog só trata de Ciência e Tecnologia, o que será que está acontecendo? 
- Calma moçada, sei que ficaram "espantados" e "curiosos", mas essa tulipa de chopp tem muito a ver com o que estudamos em eletricidade, mais propriamente em Sistema de Potência.
Uso muito esse exemplo do chopp nas minhas aulas de Sistema de Potência, para explicar e mostrar o que é Fator de Potência. Vamos lá então.

Todos os equipamentos com motores, transformadores, bobinas (que produzem campos magnéticos), usam dois tipos de energia: ATIVA (W) e a REATIVA (VAr)

A Ativa é a que é usada para por exemplo aquecer uma resistência de um aquecedor e produzir calor, a reativa é usada para produzir os campos magnéticos que fazem, por exemplo, que um motor funcione. A soma vetorial da Reativa com a Ativa é chamada de potência Aparente e é medida em VA. 

Para o consumo industrial a potência Aparente tem uma importância muito grande, pois são usados muitos motores, e é através disso que se calcula a fatura do fim do mês, já nas nossas casas o que pagamos é a Ativa.

O problema é que a Reativa também é potência e circula nos sistemas, onde poderia ser usada mais potência Ativa.

Voltando ao nosso chopp, a espuma ou colarinho representa a energia reativa, o líquido aproveitável, ou seja, o que bebemos realmente é a potência ativa e a tulipa inteira, contendo a espuma ou o colarinho com o líquido aproveitável é a potência aparente.

No caso do chopp não adianta você colocar mais líquido sem tirar a espuma, no caso da energia, não adianta você fornecer mais energia ativa sem tirar a energia reativa.

Acho que agora vocês entenderam a relação entre um copo de chopp e o fator de potência.

Mas por favor, não peçam ao garçom um copo de chopp sem potência reativa, ele não vai entender nada...rsrsrs.

Nenhum comentário: