quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Drive para Motor de Passo

A idéia foi implementar um driver de 1/2 passo de forma mais simples possível, sem recorrer a micro controlador ou artefatos que compliquem a vida. Este circuito usa componentes encontráveis em qualquer lugar, e principalmente custam barato e podem até ser reaproveitados de sucata. O funcionamento do driver já esta explicado na tabela verdade presente no esquema. Alias, driver de motor de passo mais didático que esse não existe, pois ele é construído totalmente com componentes discreto. Apenas muita atenção na hora de identificar as bobinas e ligar nos transistores correspondentes, senão a "coisa" não vira.

Para inverter a rotação do motor é simples, basta inverter a seqüência dos fios. Ex.: ABCD passe para DCBA, isso inverte a rotação do motor.

Só uma nota, a cor dos fios anotada no esquema, refere-se ao motor Astrosyn 23LMC-004 da Minebea. Poderá ser diferente para qualquer outro motor de passo. Também é necessário dizer que este driver só funcionará do jeito que esta para motores de passo unipolar de 5 ou 6 fios. Ele não serve para motores bipolar, ou seja de 4 fios. Não da para adaptar este circuito para este tipo de motor. Motor bipolar requer um controlador com ponte H, (não sabe o que é isso? Pergunte ao Google)

A tensão de alimentação desse driver é bastante flexível, pode funcionar de 5 a 15V, de forma que fica fácil aproveitar qualquer motor de passo que você tiver a mão em sua sucata. Obviamente, respeite a tensão do motor, use no máximo 1V acima da tensão suportada pelo motor. Ex.: Se o motor for de 6V (como o meu caso) use no máximo 7V. Recomendo usar 1V acima por causa da queda de tensão provocada pelos transistores que é de aproximadamente 0,7V.

Clique na imagem para uma resolução maior

Nenhum comentário: