terça-feira, 28 de agosto de 2012

Citações Inteligentes



A Ciência

É a ciência feita de suor, como dizemos, temos sobressaltos de lógica, temos anos de indagações não respondidas, temos frustrações, temos horas de arrancar os cabelos mas "O verdadeiro poder do gênio é a força de vontade para fazer todos os erros necessários para chegar à resposta"

Eletricidade

"Eu sou a força inesgotável que move grandes máquinas, forneço luz que concorre até mesmo com a do Sol, aqueço e também esfrio; sou o sopro invisível que conduz mensagens e sons a todos os recantos do mundo; sou o impulso poderoso que arrasta locomotivas, rápidos veículos e barcos enormes. Com o meu auxílio, o homem domina a Terra, sulca os ares, baixa ao fundo do mar, penetra até as entranhas do nosso planeta. Sob minha influência maravilhosa, os motores palpitam, os corpos unem-se e volatizam-se, forjo e ligo metais mais resistentes. Meus poderios são incalculáveis, porém submisso ao homem, que conhece meus segredos; sob sua sábia direção levo a civilização até os mais recônditos confins do mundo; sou a base do progresso: eu sou a eletricidade ..."

Os Primeiros Passos

Não imaginem o quanto é importante a descoberta do novo. A princípio causa espanto, medo, ansiedade mas logo se torna momento de satisfação. A função primordial do técnico é de manutenção mas em certas ocasiões será necessário ou a necessidade de se projetar algo para melhoria do sistema, ou equipamento.Quanta coisa o técnico terá que aprender e desenvolver durante o curso! Mas quantos são assíduos e dedicados? Não muitos, desperdiçam seu tempo e depois vão amargar a não possibilidade de uma colocação melhor no mercado de trabalho.O que é necessário um técnico conhecer? Ora, falando francamente? Muita coisa, muita coisa mesmo. Como sempre digo - "O Conhecimento é Infinito" e a duração do curso é relativamente pequena para tantas informações. Cabe ao aluno a partir daquele "assunto" desenvolver por conta própria, por pesquisas, por livro, internet (CUIDADO! - existem muitos erros em alguns sites) e vai por aí.Uma afirmação é notória, só temos êxito quando fazemos aquilo que nos dá prazer, isso vale pra quase tudo na vida, relacionamentos de amizade, de amores, etc. Se você faz algo que não gosta, você o faz com má vontade, com raiva e vai acarretar o fracasso com certeza. Bem, a mensagem principal do que escrevo é "Os Primeiros Passos". Temos que partir de algo, então verifique primeiro o que você deseja realmente.Seja dedicado e persistente, não esmoreça por qualquer dificuldade, elas vão surgir, mas pense naqueles que com mínima condição de desenvolver seu intelecto conseguem vencer. Quem lhes diz isso completa 20 anos de engenheiro neste ano, e 40, ano que vem como técnico. Sou dono da verdade? Não, não existe o dono da verdade...mas acredite em quem conviveu bem mais tempo na profissão que a maioria de vocês, tenho embasamento o suficiente para dizer tudo isso que vocês acabaram de ler. Por hora, fico por aqui, mas em breve virão mais textos para que façam reflexões de suas vidas. Um abraço a todos. Do professor e amigo de vocês.

Senso de Ridículo

O domínio das fórmulas e, principalmente, dos cálculos que envolvem a conversão de unidades é muito importante em qualquer projeto. Todo o projetista deve saber trabalhar com os valores dos componentes nos diversos múltiplos e submúltiplos, e mais que isso, deve ter a sensibilidade para perceber quando um valor calculado parece ser grande ou pequeno demais para a aplicação, evidenciando que algum tipo de erro ocorreu.

Aos Mestres

"Ninguém pode ficar indiferente ao tempo. O tempo do homem deve ser vivido como um jogo, um jogo em que é preciso energia para ir e vir, querer, recusar, ceder, exigir e ensinar. Nesse esforço, o homem cria e se recria investindo em si próprio, fazendo sua própria história. E o tempo e a energia aplicados na formação profissional, são talvez, os mais preciosos investimentos na história do homem".

Mudança

"O obstáculo fundamental à mudança é o medo de fracassar, o medo de perder o status, o medo de ser desaprovado pelo seu grupo, o medo de contrariar a ordem natural das coisas, o medo de incidir em erro, o medo de ter medo. Mudança e crescimento acontecem quando alguém arrisca a si mesmo e procura se envolver, fazendo experiência com sua própria vida. Todo homem que sabe ler tem poder de ampliar-se a si mesmo, multiplicar os caminhos de sua existência, tornar a sua vida empolgante, significativa e interessante"

Grandes Cientistas

Sempre fui um apaixonado pelos homens que fizeram a história da humanidade, principalmente nas ciências. Sem eles nada disso que temos hoje seria possível. Tento sempre passar aos meus alunos a importância deles na nossa vida. Reverencio pesquisadores, cientistas, enfim todos que dedicaram parte de sua vida, abdicando de tudo, em prol da ciência. Na missão de professor de ensino técnico - Eletrônica e Eletricidade, sempre relaciono o assunto ao cientista responsável. Portanto fiz uma homenagem à alguns deles, colocando-os no cabeçalho. O único intruso sou "eu"...rss. Pela ordem, da esquerda para a direita, temos: Benjamin Franklin, Alessandro Volta, Georg Simon Ohm, Nikola Tesla, James Prescott Joule, Albert Einstein, Thomas Seebeck, Thomas Edison, Kirchhoff e Hans Christian Orsted. Bem, vários ficaram fora desse painel, não por falta de importância, apenas por falta de espaço. Ampère, Faraday, Tesla, Newton, Galileu Galilei, entre outros. No meu blog existem biografias de alguns deles, aos poucos vou postan do com o decorrer do tempo. Tenho muito orgulho de estar no meio deles...rss, quem sabe não capto de suas mentes brilhantes um pouco das suas genialidades. A principal mensagem que eu deixo, é que com determinação e persistência, podemos alcançar nossos objetivos. É importante estarmos atentos às novas tecnologias e as inovações que se formam com o andar dos tempos. O que hoje é moderno, amanhã poderá estar desatualizado, em desuso, temos vários exemplos desta situação. Estudar é fundamental, sempre, nunca achar que sabe tudo, na verdade, sabemos muito pouco em detrimento da velocidade de informações. Pense, estude, pesquise, tente, não deu certo, tente novamente, nunca desista, persista. Dizem que se conselho fosse bom, não era dado, era vendido, mas não vejo pelo lado monetário, vejo apenas na obrigação de tentar fazer ou ajudar um pouco os nossos estudantes a serem melhores do que são.
Um abraço a todos, fiquem com Deus.
Amauri Oliveira

Ser, o Profissional

"Antes de sermos profissionais, temos que pensar em nós enquanto Ser, o profissional é parte do que somos e somos parte do que pensamos ser. Caminhemos a procura de nós mesmos para sermos e a partir daí nos tornamos profissionais competentes, éticos. Persistência e honestidade na procura, seriedade e reconhecimento no encontro... caminhos árduos do Ser Profissional"
Anderson Zenidarci

Nenhum comentário: