quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nikola Tesla - O Gênio Esquecido

 -

Toda vez que leio ou vejo alguma coisa relacionada a Nikola Tesla, recordo o quanto a história foi (e continua sendo) ingrata com este gênio. É incrível que seja mais conhecido por suas excentricidades que por suas descobertas. Por isso decidi listar alguns fatos que provavelmente você não saiba a respeito deste importante inventor.
De fato, Tesla era bastante crítico de Einstein, considerava que o espaço não podia ser curvo pois o espaço não pode ter propriedades. Durante sua vida sua fama como inventor igualava a outros de sua época, mas devido a suas excentricidades, afirmações aparentemente exageradas, foi considerado como um cientista louco, a ponto que hoje em dia é desconhecido para muitas pessoas sobretudo se for comparado com Einstein ou Alva Edison, inventor medíocre e grande ladrão de patentes.



Bobina de Tesla

Além dos importantes avanços relacionados com a eletricidade que a gente usa atualmente, Tesla inventou o rádio, o controle remoto, a lâmpada fluorescente e o submarino elétrico. Quando tinha 81 anos assegurou que terminara uma teoria dinâmica da gravidade, trabalhada com todos os detalhes e pronta para ser entregue ao mundo. Lamentavelmente nunca foi publicada.

Campo produzido por uma bobina de Tesla.


Torre de Wardenclyffe situada en Shoreham,Long Island, Nova York. O objetivo da torre era ser capaz de transmitir mensagens sem fio através do Atlântico, e como ele tinha dito a sua financeira JP Morgan fornecer energia gratuita para o mundo. A torre de Wardenclyffe nunca terminou de ser feita. Morgan se recusou a dar a Tesla fundos necessários para completar a construção. 



Nikola Tesla, além do Inglês, falava fluentemente o Francês, Alemão, Húngaro, Checo, Italiano e Latim.

Morreu em um hotel de Nova York em 1943, sem dinheiro, cheio de dívidas, muitos de suas agendas e papéis foram apreendidos pelo governo americano, depois, junto a suas posses foram declaradas ultra secretas pelos militares e pelo FBI. Anos depois, mediante batalha legal, foram recuperadas (certamente nem todas) por sua família e agora são mostradas no Museu Nikola Tesla. Nikola Tesla não viveu para ver que o governo americano finalmente lhe concedeu a patente (número 645576 ) da invenção do rádio.


Museu de Nikola Tesla (em Belgrado, Sérvia)


Casa onde nasceu Nikola Tesla e sua estátua na aldeia de Smiljan, Croatia 


Estátua de Nikola Tesla no Parque de Estátuas das Cataratas do Niágara
em Goat Island, Nova YorK


Fonte: http://cyberrthings.blogspot.com.br/2011/04/nikola-tesla-o-genio-esquecido.html

Nenhum comentário: