domingo, 6 de novembro de 2011

Desafio sobre o Atlântico

Tópicos para reflexão...

- A forma pela qual estes homens decidiram enfrentar este desafio tem um significado especial para aqueles que pretendem atingir objetivos elevados.
- À proporção que íamos subindo, mais certeza eu tinha de que íamos chegar ao final. Eu não tinha nenhuma dúvida. Só confiança.
- Quando partimos dos Estados Unidos, eu disse à minha esposa: "Até breve, na França".
- Nos negócios e nesta travessia do Atlântico em um balão, tenho aprendido que vencer desafios exige confiança e uma atitude positiva, acompanhados de ação positiva.
- Quando me deparo com desafios que me parecem razoáveis e decido enfrentá-los, pouco me importa que eles sejam difíceis; nunca volto atrás, sempre olho para frente.
- Existia uma enorme margem de risco calculada no que estávamos fazendo e isto só tornava tudo mais fascinante e desafiador.
- Já havíamos tentado esta travessia antes e falhado, mas isto não constituia motivo para não tentar novamente, até ser bem sucedido. Pode-se perder o entusiasmo no momento de uma derrota, mas é imperativo voltar a recuperá-lo.
- Em uma nova tentativa, o planejamento teria de ser ainda melhor. Nada poderia falhar. Tomamos todas as precauções possíveis e cercamos-nos de assessores especializados. Novamente teve início um intenso trabalho de planejamento e comunicação.
- De certa forma, sobrevoar o Atlântico em balão é como qualquer outro empreendimento. Envolve muitas tarefas complicadas, que devem engrenar de maneira adequada, implica na colaboração de muita gente trabalhando em conjunto, o que determina um excelente trabalho de grupo.
- Para atingir nossa meta, temos de ter muito cuidado em gerenciar nosso suprimento de lastro e hélio. durante o dia, o calor do sol expande o hélio e o balão sobe; durante a noite, ocorre o oposto. Isto exige uma constante alteração nos cálculos e ajustes de lastro.
- Além de agir e reagir conforme o treinamento, é preciso ir um pouco além. Temos de estar preparados para o inesperado, para as coisas que o treinamento não previu, e tudo isto tem de ser feito com rapidez e precisão.
- O inesperado sempre tem seu lugar em qualquer desafio; é preciso bom-senso e preparo psicológico e técnico para enfrentá-lo e contorná-lo eficazmente.
- É preciso uma bosa dose de sorte; ela pode pesar na balança como o último grão de areia. Mas para alcançar êxito em qualquer empreendimento, é preciso haver dedicação, preparo e muito trabalho.
- E experiência é fundamental; nós tínhamos uma experiência anterior fracassada e o êxito em qualquer empreendimento é, quase sempre, a aplicação inteligente das lições de um fracasso.
- Nada se constrói, nada se inventa, nada se escreve, nada se compõe, nada acontece em nenhum campo de atividade humana, a não ser que alguém se decida a fazê-lo. As coisas se transformam em realidade graças a muito trabalho e determinação.
- Isto significa que, se pararmos de cruzar as fronteiras e de atingir novas metas, estagnamos e andamos para trás, ao invés de avançarmos. Este desejo de avançar foi o grande motivo de nossa viagem e a base de nossa motivação para o trabalho com sucesso.

Nenhum comentário: