A história do multímetro

A história do multímetro

O primeiro dispositivo que poderia ser considerado um predecessor do multímetro apareceu em 1820. Era um dispositivo de detecção de corrente com ponteiro móvel, chamado galvanômetro. Projetado apenas para detectar corrente elétrica e poderia fazer a agulha de uma bússola se mover, o galvanômetro era útil em laboratório, mas muito volumoso e delicado, portanto impraticável para trabalho de campo.

Um engenheiro britânico dos correios, Donald Macadie, em 1920, é considerado o inventor do primeiro multímetro. A história diz que ele estava frustrado por precisar carregar um monte de ferramentas diferentes ao trabalhar em linhas de telecomunicações, e então criou uma ferramenta que podia medir amperes, volts e ohms. Levando o produto a se chamar AVOmeter.

O primeiro AVOmeter em si era bastante desajeitado em comparação com os multímetros digitais com os quais estamos acostumados hoje. Mas ao longo da primeira década de vida do multímetro, ele encolheu consideravelmente, criando uma versão portátil com alcance e recursos adicionais na década de 1930.

A história do voltímetro realmente começa quando a Westinghouse introduziu o primeiro medidor universal. Os AVOmeters originais mediam apenas corrente contínua (CC), resistência e tensão em 13 faixas diferentes. Quando o "retificador de instrumento de óxido de cobre" foi feito, o medidor apresentava a capacidade de medir corrente alternada (CA) e aumentava os intervalos de 13 para 20.

Uma versão anterior do AVOmeter da Lifetarn, CC BY-SA 3.0

Uma versão anterior do AVOmeter da Lifetarn, CC BY-SA 3.0
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Instalações Elétricas

As Curvas dos Disjuntores

Circuito Controlador de Carga Solar e Carregador de Bateria