Display de 7 Segmentos
O display de sete segmentos é formado com sete leds, posicionados de modo a possibilitar a formação de números decimais.
A figura representa uma unidade do display genérica, com a nomenclatura de identificação dos segmentos usual em manuais práticos.
O display pode ser do tipo ânodo comum, ou seja os terminais ânodo de todos os segmentos estão interligados internamente e para o display funcionar, este terminal comum deverá ser ligado em Vcc, enquanto que o segmento para ligar precisa de estar ligados no GND.
Já o display cátodo comum, é o contrário, ou seja, o terminal comum, deverá ser ligado ao GND e para ligar o segmento é necessário aplicar Vcc ao terminal.
Formado por sete leds, dispostos em forma de oito. Quando se necessita de acender o número “0”, ligam-se os leds correspondentes ao digito “0”, por exemplo, os segmentos a, b, c, d, e, f.

Como os segmentos são leds, então precisamos de limitar a corrente, para isso devemos usar uma resistência em cada segmento. A corrente utilizada, depende do brilho que queremos do display, normalmente utilizam-se resistências entre 220 e 560 ohms, para uma fonte de 5Volt, o que equivale a uma corrente entre 9mA a 20mA. Não devemos usar valores de resistência muito baixo, pois estaremos a reduzir a vida útil do display, inclusive podemos queimar o segmento. Se for usar um display, teste antes cada segmento, para ter a certeza que não está a usar um display com algum segmento queimado.
Um dispositivo electrônico muito usado com os displays de 7 segmentos é o decodificador BCD-7segmentos. O decodificador tem a função de interpretar um código (BCD) e gerar os sinais para ligar o digito correspondente a este código no display de 7 segmentos.
Por exemplo:
Entrada do descodificador em BCD (Decimal Codificado em Binário) – 0000 Saída do descodificador para o display de 7 segmentos - 0111111 - g f e d c b a
Os decodificadores comerciais disponíveis são: 7447 (ânodo comum) e 7448 (cátodo comum).
Comentários