A forma mais simples de se usar um transistor é como chave, significando que o operamos ou na saturação ou no corte e em nenhum outro lugar ao longo da linha de carga. Quando um transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está no corte, é como se fosse uma chave aberta.
Em geral se considera a corrente de base dez vezes menor que a corrente do coletor.
A figura mostra um circuito de chaveamento com transistor acionado por uma tensão em degrau. Quando a tensão de entrada for zero, o transistor estará em corte. Neste caso, ele se comporta como uma chave aberta. Sem nenhuma corrente pelo resistor do coletor, a tensão de saída iguala-se a +15v.
Quando a tensão de entrada for de +5v, a corrente de base será:
Ib = (5v - 0,7v) / 3k = 1,43 mA
Imagine o transistor com um curto entre o coletor e o emissor. A tensão de saída cai idealmente a zero e a corrente de saturação fica:
Ic (sat) = 15v / 1k = 15 mA
Isto é aproximadamente 10 vezes o valor da corrente da base, facilmente suficiente para produzir saturação forte em quase todo transistor de pequeno sinal. Isto quer dizer que o transistor age como uma chave fechada e Vsaída é de aproximadamente zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário