sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que é um Arduino e o que pode ser feito com ele?

Os apaixonados por tecnologia certamente já pensaram em prover soluções eletrônicas que resolvessem probleminhas do dia a dia. Com o Arduino, uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos. Projeto italiano iniciado em 2005 tinha primeiramente cunho educacional e interagia com aplicações escolares.


O Arduino é uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores (Foto: Reprodução/webweavertech.com) 

O sucesso nessa fase foi tão grande que mais de 50 mil placas open source foram vendidas e rendeu um documentário de 2010 sobre a trajetória de desenvolvimento da plaquinha. As unidades são constituídas por controladora Atmel AVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB – o que permite conexão com computadores – ou serial e possui código aberto, que quando modificado, dá origem a outros derivados “ino” – que por questões comerciais – levam nomes como Netduino, Produino e Garagino. A placa Arduino não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas deshields.


Desenvolvido por dois noruegueses, o LED Cube levou cinco dias para ter o software finalizado (Foto: Reprodução/Kickstarter/YouTube) 

A fonte de alimentação recebe energia externa por uma tensão de, no mínimo, 7 volts e máximo de 35 volts com corrente mínima de 300mA. A placa e demais circuitos funcionam com tensões entre 5 e 3,3 volts. Embutido no Arduino há ainda um firmware – que combina memória ROM para leitura e um programa gravado neste tipo de memória – carregado na memória da placa controladora, que aceita Windows, Linux e Mac OS X.

Em termos de software, o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. As funções IDE do Arduino permitem o desenvolvimento de software que possa ser executado pelo dispositivo.



A caixa de brinquedos projetada pelo designer inglês Grant Gibson teve o sistema de fechamento inspirado na biometria do recém-lançado iPhone 5S (Foto: Reprodução/YouTube)

É aí que entram ideias como a automação de casas, acender luzes por meio da controladora ou projetos mais ousados como o Biometric Security Toy Box, que une a biometria, mais especificamente a ideia do novo sensor de identidade digital da Apple, o Touch ID do iPhone 5S, ao Arduino.

O projeto do designer inglês Grant Gibson consiste em trocar a fechadura convencional da caixa de brinquedos (que abriga a coleção de carrinhos do seu filho) por um acesso por impressão digital. O sistema é baseado em placa Arduino Uno e um sensor de impressão digital óptico. Uma vez cadastrada a digital da criança, só ela consegue ter acesso a sua caixa de brinquedos.

Fonte: Tech Tudo

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