Boa tarde pessoal, como foi o final de semana? Tudo tranquilo? Estudaram ou zoaram...rsrs., ou foi meio a meio? Um pouco de zoação e um pouco de estudos, assim é melhor.
Volto aqui nessa segunda-feira pra batermos um papo.
O assunto hoje é: Não funciona! Aonde está o defeito ou o erro?
Muito tenho falado aos meus alunos sobre a importância da internet. Estudei numa época em que não tínhamos nem computador, portanto, nem google, nem wikipédia e quando cursei meu curso técnico, nem calculadora tínhamos, usávamos régua de cálculo, que muitos nem viram, nem conhecem.
Voltando a nossa internet, temos coisas boas e coisas ruins, aqui rola de tudo, uma infinidade de informações, relacionamentos, protestos, humor, enfim, uma área livre para qualquer assunto.
Falando especificamente da nossa área de atuação, a eletroeletrônica, existem um farto material sobre vários assuntos. Vários sites, blogs, onde podemos encontrar apostilas, circuitos, dicas e etc.
Meu assunto primordial com meus alunos é sobre a confiabilidade das informações. Existem, lamentavelmente, muitos erros quanto às definições, esquemas e teorias. Ainda acho e sugiro, que os livros didáticos são as melhores coisas para o estudo. Por isso tenho uma boa biblioteca técnica e sempre me atualizo comprando bons livros.
Tenho notado um crescente número de blogs na rede, e como tudo na vida temos o bom e o ruim, o bem e o mal, aqui também não foge à regra, temos excelentes blogs mas também blogs que são cópias de outros blogs.
Por isso minha dica, sempre verifiquem as informações, poderia aqui agora dar exemplos de absurdos que vi dentro da internet, principalmente na nossa área. Vou até usar um diagrama elétrico como exemplo do nosso post - Não funciona! Aonde está o defeito?
Esse diagrama foi retirado, por mim, da internet. Ele contém erros, e portanto, ao ser montado, não funcionou. O erro pode ter sido no desenho do circuito e não no projeto original, uma outra pessoa ao receber o circuito do projetista, cometeu erros na sua elaboração.
Quem leu meu post anterior: Princípios Básicos de Comandos Elétricos - Para Iniciantes, publicado em 21/10, segunda-feira passada, notou que tive um diálogo com um aluno de eletrotécnica, o Franklin, e ele estará aqui presente para expormos o assunto.
Como trabalho de classe, eu pedi a ele que fizesse um circuito de partida estrela triangulo para motor trifásico de indução de seis pontas com reversão.
Na época ele me falou:
- É mole professor, o senhor quer o diagrama de força e o diagrama de comando?
- Meu caro e prezado aluno, principalmente o diagrama de comando, o de força não tem como mudar, normalmente é sempre o mesmo circuito mas o de comando, podemos ter uma grande variedade de circuitos. Mas eu o alertei, você vai fazer o circuito e depois montar na bancada e me provar que o seu circuito funciona. Ok?
- Deixa comigo professor, vai ser mole...
Então Franklin foi para sua residência, e logo ao chegar ligou seu micro, e enquanto o computador carregava, ele foi fazer outras coisas. Depois de um certo tempo, Franklilin voltou, o micro já pronto pra ser usado e foi aí que o prodígio cometeu seu primeiro erro.Ao invés dele primeiro sentar, pegar uma folha de papel, uma caneta e colocar a cabecinha dele pra pensar no nosso circuito, criar um circuito dele, treinar um pouco seu cérebro, ter a satisfação de projetor o circuito e vê-lo depois funcionar, não, não foi isso que ele fez, lamentavelmente.
Ele pensou: - Pra quê quebrar a cabeça, se na net eu encontro diversos circuitos que o professor me mandou fazer, e é isso que vou fazer, escolher um e entregar ao meu mestre.
Então, Franklin foi direto no google, e digitou: - Partida Estrela Triangulo com Reversão, deu enter e logo em seguida teclou em imagens, nossa!!! se espantou Franklin, tantos circuitos, agora é só escolher o mais bonitinho, copiar, colar, imprimir e entregar para o professor, é nota máxima com certeza, o professor vai se orgulhar de mim...
Pobre Franklin, não teve sorte, dentre vários circuitos, alguns que funcionam e outros que não, ele escolheu logo um que estava errado. Não era seu dia de sorte, mas mesmo assim, sem ter o trabalho de analisar primeiro, foi aquele que ele escolheu. Copiou o circuito depois o salvou e por fim imprimiu. Tava pronto seu trabalho.
O circuito foi esse (comando):
Ele contém erros, e está aí o desafio: Não funciona! Aonde está o defeito?
Umas dicas:
1 - Para partida estrela triangulo, numa rotação (horária) - Entram primeiro os contatores K1 e K4 e depois sai o K4 e entra o K2, K1 continua acionado.
2 - Para partida estrela triangulo, na outra rotação (anti horária) - Entram primeiro os contatores K3 e K4 e depois sai K4 e entra o K2, K3 continua acionado.
Abaixo o diagrama de força:
O diagrama de força está correto.
Bem, dia da entrega do trabalho, Franklilin, todo orgulhoso, apresentação do trabalho, nota dez, bem feito, caprichado, aparentemente... É aparentemente, porque para tristeza e decepção do Franklin o circuito que ele me entregou não funcionou na prática.
- Mas como pode professor? Circuito bem feito, bonitinho, de um site confiável, como não funcionou? Tem algo errado nessa montagem, deve haver algum contator com defeito, ou alguma botoeira, ou está faltando uma fase de 220 v.
Agora uma pausa, como o ser humano é engraçado, ele jamais admite seu erro, ou o seu desconhecimento, é normal acontecer nas minhas aulas práticas, o aluno jamais admitir seu erro, a culpa é sempre do contator, da botoeira, do motor, que coisa! e às vezes, joga a culpa no professor: - professor, o seu circuito está errado. Pobre do professor, que tem que ouvir e assimilar essas ofensas...rsrsrsrs.
Tá aí o desafio pra vocês: - Não funciona! Aonde está o defeito.
Fico por aqui, uma boa semana pra todos e fiquem com Deus.
Até breve.
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