MÓDULO II - CONJUNTO DE OITO CHAVES LÓGICAS
Uma chave lógica nada mais é que um circuito que permite, através de chaves, selecionar um
nível lógico alto ou baixo, que será aplicado ao circuito que estamos experimentando.
A ideia básica é vista na Fig. 1.
O funcionamento é o mais simples possível: quando a chave está na posição "O", a saída fica ligada à massa e, portanto, fica em nível baixo. Ao passarmos a chave para a posição "1", teremos o + Vcc aplicado à saída através do resistor R e, portanto, esta corresponde à posição "nível alto".
Nosso módulo foi dotado de oito chaves similares à descrita acima, tendo sido utilizadas chaves do tipo "H-H". Todavia, algo mais foi adicionado ao circuito da Fig. 1, a fim de aumentar a versatilidade do nosso módulo: dotamos o circuito de uma chave seletora, para que pudesse ser ali mentado com duas tensões diferentes: 5 V e 12 ou 15 V. Obviamente, a tensão de 5 V será utilizada para circuitos da família TTL.
E os 12 ou 15 V? Bem, na verdade o nível lógico alto nesta condição será de 7,5 V, qraças a
um dlodo zener incluído no módulo.
Fizemos isto porque, quando trabalhamos com CMOS, o nível lógico alto deve ser de, no mínimo. a metade da tensão de alimentação do circuito e, em geral, esta é, de 12 ou 15 V.
A seleção do valor de tensão para o nível alto que será utilizado é feita através de uma chave "H-H", a qual aciona também dois diodos foto emissores ("LED"), um verde e um vermelho. O "LED" vermelho, indica que o circuito está selecionado para CMOS, ou seja, nível alto 7,5 V; o "LED" verde nos indica que o níyel alto é 5 V e. portanto, adequado para trabalhar com os TTL.
O circuito completo do nosso conjunto de chaves lógicas está na Fig. 2.
Os resistores R são todos iguais, e de 4,7 k. Este valor foi adotado pelo seguinte; ao colocarmos todas às chaves na posição "baixo", os resistores R ficam em paralelo, dando um equivalente a R/8, ou seja, 4700/8 = 587 ohms. Se a posição "TTL" estiver selecionada, teremos um consumo de menos de 1O mA, enquanto na posição "CMOS", o consumo será da ordem de 15 mA. Em ambos os casos, os resistores não apresentam carga considerável para nossas fontes.
LISTA DE MATERIAL
Semicondutores
D1 - diodo fotoemissor (LED) verde, de qualquer tipo
D2 - diodo fotoemissor (LED) vermelho, de qualquer tipo
D3 - diodo zener de 7,5 v - 400 mW
Resistores
R1 a R8 - 4,7 K - 1/8 w
R9, R10 - 330 - 1/8 w
Diversos
CH1 a CH9 - Chave de dois pólos e duas posições, tipo "H-H" (para CH2 a CH9, as seções são ligadas em paralelo)
Placa de circuito impresso, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário