quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sol que gera energia até de noite

Cientistas querem construir painéis solares e colocá-los na órbita da terra. Assim teríamos produção de energia que vem do sol dia e noite sem parar

O sol é uma das fontes de energia mais limpas que temos disponível. No entanto, existem ainda alguns obstáculos que impedem a sua utilização em larga escala, como a captação dos raios solares à noite, por exemplo. Para superar esses obstáculos, desde a década de 60, os cientistas pesquisam a possibilidade de se construir um painel solar no espaço. Com isso, seria possível captar a luz solar, dia e noite sem parar. Uma boa notícia, principalmente hoje, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

De acordo com os cientistas, para fazer essa ideia se tornar realidade, seria necessário um mecanismo bem simples: um painel solar deveria ser construído acima das nuvens e em direção ao sol. Com isso, a energia captada seria enviada para uma antena que ficaria na terra. Essa antena converteria a energia solar em corrente elétrica que seria finalmente distribuída para as nossas casas.

Para você ter uma ideia, para construir uma estação capaz de produzir 1.000 megawatts seria necessário um painel solar de cerca de 20 quilômetros quadrados. Um outro grande desafio para os cientistas, pois um painel desse tamanho tornaria o projeto muito caro.

A saída, segundo os pesquisadores da Bellevue – Recursos Planetários, dos Estados Unidos, seria desenvolver uma usina de energia solar sobre asteroides, que orbitam próximo à terra. É isso mesmo, parece impossível, mas eles trabalham agora para colocar essa ideia em prática. A data de quando isso acontecerá ainda não temos, mas seria uma solução muito bem-vinda, pois quanto mais energia limpa produzirmos, melhor será para o futuro do planeta.

Nossa história de hoje foi inspirada em uma reportagem da The Economist, veiculada no projeto Lookahead, patrocinado pela GE.

Nenhum comentário: