Vai um chopp aí?


- Vai um chopp aí?
- Ih! o professor Amauri endoidou!
Sei que ele é chegado a um suco de cevada, mas esse blog só trata de Ciência e Tecnologia, o que será que está acontecendo? 
- Calma moçada, sei que ficaram "espantados" e "curiosos", mas essa tulipa de chopp tem muito a ver com o que estudamos em eletricidade, mais propriamente em Sistema de Potência.
Uso muito esse exemplo do chopp nas minhas aulas de Sistema de Potência, para explicar e mostrar o que é Fator de Potência. Vamos lá então.

Todos os equipamentos com motores, transformadores, bobinas (que produzem campos magnéticos), usam dois tipos de energia: ATIVA (W) e a REATIVA (VAr)

A Ativa é a que é usada para por exemplo aquecer uma resistência de um aquecedor e produzir calor, a reativa é usada para produzir os campos magnéticos que fazem, por exemplo, que um motor funcione. A soma vetorial da Reativa com a Ativa é chamada de potência Aparente e é medida em VA. 

Para o consumo industrial a potência Aparente tem uma importância muito grande, pois são usados muitos motores, e é através disso que se calcula a fatura do fim do mês, já nas nossas casas o que pagamos é a Ativa.

O problema é que a Reativa também é potência e circula nos sistemas, onde poderia ser usada mais potência Ativa.

Voltando ao nosso chopp, a espuma ou colarinho representa a energia reativa, o líquido aproveitável, ou seja, o que bebemos realmente é a potência ativa e a tulipa inteira, contendo a espuma ou o colarinho com o líquido aproveitável é a potência aparente.

No caso do chopp não adianta você colocar mais líquido sem tirar a espuma, no caso da energia, não adianta você fornecer mais energia ativa sem tirar a energia reativa.

Acho que agora vocês entenderam a relação entre um copo de chopp e o fator de potência.

Mas por favor, não peçam ao garçom um copo de chopp sem potência reativa, ele não vai entender nada...rsrsrs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Instalações Elétricas

As Curvas dos Disjuntores

Disjuntores