Após aposentadoria, nave é transportada para museu na Califórnia
O ônibus espacial Endeavour desfilou pelas ruas de Los Angeles, na Califórnia, e foi acompanhado de perto por uma multidão de curiosos. A nave foi aposentada pela Nasa após 20 anos em operação e agora segue para o Centro de Ciência da Califórnia.
Em sua última missão, em junho do ano passado, o Endeavour levou ao espaço um experimento de dois bilhões de dólares financiados por 16 países da América do Norte, Europa e Ásia: o Espectrômetro Magnético-Alfa, que poderá determinar a existência da matéria escura. O equipamento foi instalado com sucesso no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês).
O Endeavour é o ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aeronaves. Foi lançado pela primeira vez em 1992 e acumula 12 voos à estação espacial - que ajudou a construir -, 299 dias de operações e o transporte de 173 tripulantes. Desta última missão, participaram o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta da Agência Espacial Europeia
Nenhum comentário:
Postar um comentário