domingo, 14 de outubro de 2012

Espectrômetro Magnético Alpha


Clique na imagem para uma resolução maior 
(1 520 × 1 080 pixels, tamanho: 265 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Espectrômetro Magnético Alpha (inglês: Alpha Magnetic Spectrometer) ou AMS-02, é um módulo de física de partículas idealizado e criado no CERN e montado na Estação Espacial Internacional. Foi desenvolvido para pesquisar diversos tipos de matérias incomuns, através de medição por raios cósmicos. Suas experiências irão ajudar os pesquisadores a estudar a formação do universo, e procurar pela evidência de matéria escura assim como investigar a antimatéria. O principal pesquisador do programa é o físico Samuel Ting, Prêmio Nobel de Física de 1976. 

Após os últimos testes feitos nas instalações da Agência Espacial Européia na Holanda, o módulo foi transportado para Cabo Kennedy, na Flórida, onde foi lançado ao espaço, em 16 de maio de 2011, no ônibus espacial Endeavour, como parte da missão STS-134 da NASA.

Considerado o mais sofisticado instrumento de detecção de partículas já enviado ao espaço, de qualidade igual ou superior a detectores extremamente grandes e pesados usados como aceleradores de partículas na Terra, ele custou quatro vezes mais que qualquer detector semelhante existente, cerca de US$ 2 bilhões. Desde sua idealização e início da construção, em 1995, ele veio sendo desenvolvido e refinado com o tempo. Os cientistas acreditam que ele seria capaz de detectar e comprovar a existência da misteriosa matéria negra existente no universo. Seu tempo de atividade útil no espaço é previsto entre 10 e 18 anos. 

Exatamente quatro minutos depois de ter sido colocado em órbita, a 16 de Maio de 2011 pela Endeavour, começou a recolher dados.

Atendendo a que é um satélite, os dados são primeiro arquivados e só quando o satélite se encontra na janela de transmissão é que começaram a longa viagem que da estação os envia par um satélite estacionário, daí partem para a Base aeronáutica Edward na Califórnia de onde são enviados para o Centro Espacial Marshall (CEM), em Alabama de onde são finalmente enviados para o Payload Operations and Control Centre (POCC) no CERN.


Logo da Missão

Clique na imagem para uma resolução maior
(1 298 × 1 764 pixels, tamanho: 334 kB, tipo MIME: image/png)


Testes finais de alinhamento no CERN 
dias antes de partir para o Cabo Canaveral

Clique na imagem para uma resolução maior
(3 648 × 2 736 pixels, tamanho: 2,3 MB, tipo MIME: image/jpeg)


A borda, e na parte de trás, do ônibus 
espacial Endeavour antes de arrimar na EEI

Clique na imagem para uma resolução maior
(1 035 × 1 451 pixels, tamanho: 374 kB, tipo MIME: image/jpeg)


Imagem computadorizada mostrando 
o EMA uma vez arrimada à ISS

Clique na imagem para uma resolução maior
(6 000 × 3 375 pixels, tamanho: 4,6 MB, tipo MIME: image/jpeg)


Esquema mostrando a 
localização (à esquerda) na EEI

Clique na imagem para uma resolução maior
‎(1 112 × 493 pixels, tamanho: 460 kB, tipo MIME: image/png)


AMS uma vez instalada na EEI

Clique na imagem para uma resolução maior
(4 256 × 2 832 pixels, tamanho: 1,72 MB, tipo MIME: image/jpeg)



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: