Se com o Paraguai o Brasil construiu uma das maiores hidrelétricas do mundo, Itaipu, uma nova parceria binacional vai ampliar a geração de energia limpa. Brasil e Uruguai vão construir juntos dois parques eólicos no território uruguaio aprofundando as parcerias com os países do Mercosul, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Após o anúncio oficial do projeto, a previsão é que os parques eólicos comecem a gerar energia sustentável em 2013. Do lado brasileiro, o investimento será feito pela Eletrobras, financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Brasil também ampliará seu fornecimento de energia ao Uruguai de 300 MW para 500 MW, o que corresponderia a um terço das necessidades uruguaias. Uma nova linha de transmissão vai ligar o sul do Brasil ao Uruguai.
Já a Argentina vem fazendo estudos técnicos de viabilidade para a construção conjunta com o Brasil de uma hidrelétrica binacional, nos moldes de Itaipu, para ampliar a produção de energia disponível para os parceiros do Mercosul.
*Com informações de Agência Brasil, G1 e greenvana.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário