Matemática

Quem aprende a somar, subtrair, multiplicar e dividir, assim como os princípios gerais da álgebra e da geometria, aprende matemática útil o bastante para usar todo dia. A matemática do ensino fundamental é tão útil quanto aprender a passar o café. E quem aprende cálculo diferencial e integral, vetores, estatística, álgebra avançada, análise real, aprende matemática útil o bastante para resolver problemas complicados. A matemática do ensino superior serve para projetar e construir pontes, plataformas de petróleo, foguetes. 

E quem está estudando matemática no ensino médio, ou quem só estudou matemática até o ensino médio? Esse cidadão está numa situação mais difícil. A matemática do ensino médio é avançada demais para os probleminhas do dia a dia, mas básica demais para problemas complexos. 

Para que serve então a matemática do ensino médio? Uma resposta honesta: serve para treinar o raciocínio. Se o cidadão é capaz de usar o binômio de Newton para resolver uma equação polinomial difícil, então é capaz de organizar um evento para mil pessoas. Outra resposta honesta: serve para estudar a matemática do ensino superior. A matemática do ensino médio é como a fundação do prédio da matemática: se for boa, o cidadão consegue construir um arranha-céu em cima dela. 
Eu gostaria de ter percebido isso quando era adolescente. Se tivesse percebido, teria estudado com maior prazer. Torço para que os leitores deste blog gostem da dica.

Márcio Simões 
Editor da Revista Cálculo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de Instalações Elétricas

As Curvas dos Disjuntores

Circuito Controlador de Carga Solar e Carregador de Bateria