segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Automação Residencial

Profissão em Alta 
Escrito por Newton C. Braga 

Ganhe dinheiro vendendo, instalando ou fazendo a manutenção de equipamentos de automação residencial. Cada vez mais lares e condomínios empregam recursos eletrônicos avançados de automação e segurança. Veja nesse artigo como entrar neste lucrativo ramo.

O termo Casa Inteligente já está se tornando comum e existe uma preocupação cada vez maior dos arquitetos em incorporar recursos eletrônicos avançados em seus projetos.

Hoje até mesmo imóveis de custo mais baixo já incorporam recursos eletrônicos como sistemas eletrônicos de abertura e fechamento de portas, iluminação automática, controles de acesso e segurança em diversos níveis. Os condomínios que os têm então como parte de seu programa de atração de compradores, incorporam muito mais recursos ainda.

A redução dos custos dos equipamentos e também a disponibilidade de uma variedade cada vez maior de tipos e fornecedores, facilita sua implementação e com isso abre caminho para um novo profissional, o especialista em venda, instalação e manutenção de sistemas de automação residencial.

Hoje em dia pode-se ter um controle de acesso por biometria (impressão digital) por custos acessíveis e controles de iluminação e sistemas de som por controle remoto a custos bastante tentadores para quem está construindo, reformando ou mesmo incrementando seu imóvel.

Outros recursos mais avançados permitem que eletro-eletrônicos de sua casa sejam monitorados e controlados à distância pelo celular ou pelo computador. Sistemas de monitoramento por câmeras enviam as imagens pela internet. Com isso você pode ver o que está acontecendo em sua casa na sua ausência, mesmo estando a milhares de quilômetros distante.

Praticamente todas as incorporadoras de imóveis incluem um ou mais itens de automação em seus projetos o que significa um mercado importante para quem vende o equipamento, para quem o instala e depois para quem faz sua manutenção.

Essa incorporação não é apenas uma exigência do comprador, mas sim um recurso para tornar mais atraente e mais valioso os empreendimentos. Quanto mais caro o imóvel, mais recursos de automação são utilizados para justificar o preço. O comprador não olha mais apenas a metragem, localização e eventuais recursos de lazer. Os recursos eletrônicos também são importantes.

O Tamanho do Mercado

Em artigo publicado na Internet a AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial, em 2011 o mercado de equipamentos de automação residencial movimentou 200 milhões de reais no Brasil e prevê-se que deve movimentar muito mais nos próximos anos.

O número de empresas especializadas se multiplica e consequentemente a necessidade de profissionais especializados. Os itens oferecidos pelas empresas incluem sistemas de segurança, abertura de portas, climatização, entretenimento, etc.

Uma das empresas que se destaca no ramo é iHouse, fundada por Leonardo Senna, que criou itens realmente diferenciados como a torneira que acessa a internet e a banheira controlada pela internet de que já falamos em outras ocasiões em nossos artigos.

O Profissional de Sistemas de Automação Residencial

O primeiro profissional do grupo é integrador de sistemas que deve ter conhecimentos básicos de eletrônica, habilidade no uso de ferramentas e instrumentos de testes e conhecer os sistemas com que vai trabalhar.

Em seguida vem o profissional da manutenção que deve também ter a habilidade no uso das ferramentas e instrumentação utilizada. O conhecimento de eletrônica é fundamental.

Assim, como pré-requisito para temos a necessidade de se fazer um curso técnico de eletrônica.

A partir do conhecimento de eletrônica o profissional deve procurar um curso específico na área, quer seja como especialização, complementação ou extensão, havendo diversas possibilidades

Uma delas está na AURESIDE que possui cursos para os que desejam entrar nesta para. Sugerimos visitar o site www.aureside.com.br para obter mais informações.

Nenhum comentário: